Vinho e Vaidade
Estou convencido de que o Vinho está entre os produtos de maior vaidade que conheço. Assim tipo Ferrari, Iates, Resorts de luxo, Restaurantes famosos… Grande parte das pessoas de destaque, notadamente gente que fez dinheiro agora, quer ter um vinho seu. seja como for, desde comprar uma safra qualquer com seu nome, seja num vinhedo de condomínio, seja transformando sua fazenda em um vinhedo, seja comprando um vinhedo, seja comprando terras para fazer seu vinhedo. Eles querem por que querem ter um vinho para chamar de seu.
Agora então com essa moda da dupla-poda, ou poda de inverno, que o Murilo Regina adaptou o sistema para vinhedos então, a coisa se alastrou. Se você não está sentado, sente-se, pois vai cair com essa informação. O Estado de São Paulo hoje tem 200 vinícolas!!! Duzentas registradas e mais 60 em fase de lançamento!!!!!
O curioso é que a vaidade é tanta que esses novos vitivinicultores nem fazem as contas direito, não se informam, não sabem que não ganharão dinheiro com isso. Ou sabem?… Eu digo a todos sempre que posso; Você sabe que vai perder dinheiro não?… e o cara fica espantado.
Você conversa com o novo produtor de vinho e ele se nega a declarar seu investimento, ao menos a maioria deles, não sei se não sabem ou têm vergonha de declarar, não sei, mas essa informação é difícil de se conseguir de quase todos. Para ter o seu Vinho eles fazem vista grossa para tudo, tamanho do mercado, qualidade do vinho, diferenciais, autenticidade, competição, tudo.
Depois tem a coisa do discurso desencontrado dos fatos. Todos são ricos e fazem discurso de apaixonados pela roça… não são. Todos falam de respeito a natureza e aplicam dormex. Todos são tão distantes da realidade que chega a dar pena. Quero ver daqui dez anos quem ainda estará fazendo vinho.
Outra coisa é a falta de diversidade de castas cultivadas, 90% são Syrah e Sauvignon Blanc. Degustei inúmeros iguais. Falam de terroir mas não vinificam com leveduras indígenas. Que terroir cara pálida? Quem é que está comprando o seu discurso, conte pra mim? Gente, como dizia meu Pai; quem avisa amigo é… você vai perder dinheiro bonitão.
E na importação não é diferente não, um monte de aventureiros que não sabem fazer conta ou que descobriram a pólvora da conversa mole de algum despachante esperto. Vão perder dinheiro ou entrar na lista da sonegação. Esse assunto não é para amador. Acredite. Para fazer tudo direito você vai gastar mais do que imaginava, vai ter que vender o vinho mais caro do que queria, vai abrir mais garrafas do que imaginava, vai ter que contratar mais gente do que pensava, vai concorrer com mais safados do que imaginava, vai ver o mesmo governo que te esfola com burocracias e tributos em excesso e que é o verdadeiro culpado por seu vinho custar tanto, ficar de braços cruzados com seus concorrentes da ilegalidade e no final pra salvar 10% de ganho você vai rebolar bonitão… vai por mim. Quem avisa amigo é…