Respeitem os “Influencers”…
Vejo gente desdenhando os influenciadores, sou contra. Vejo gente ignorando influenciadores, sou contra, vejo gente das antigas principalmente escrevendo; ” Influencers, (argh!)”, sou contra, vejo gente com inveja das audiências de influenciadores, dando de ombros e dizendo que se trata de audiência comprada, sou contra tanto a desdenhar como comprar audiência, o que não faz o menor sentido.
Digo isso por alguns motivos; é uma tendência que deve ser respeitada e analisada antes de ser repudiada. O conhecimento superficial no vinho, bastante comum não significa que não seja útil ao consumo do vinho. Claro que informações erradas não são boas, mas fala-se de vinho e valoriza-se o vinho. Com o tempo quem gostar de vinho vai se informar e vai depurar a qualidade de informações que procura.
Os anunciantes, que como me disse o Silvio Santos certa vez, costumam se comportar como as mulheres da vida, procuram as esquinas de maior movimento… com minha experiência de anos em marketing e comunicação devo dizer que não há nada de errado nisso, errado é esperar venda. Influenciador não vende, divulga, influencia. Não é correto avaliá-lo por retorno de venda.
Eu, que me considero um misto de tudo em termos de comunicação, canso de recusar trabalhos que querem remunerar por venda. Ao endossar um produto que provei e aprovei, estou depositando naquele post toda minha história e relevância junto. Isso não se paga por retorno de venda.
Por isso não é correto valorar apenas audiência sem ponderar a relevância. São diferentes. E há relevância em muitos influenciadores secondo me. Mas vejo o mercado do vinho ainda dando maior valor a mídia impressa. Lamento dizer e digo isso com o respaldo de anos trabalhando em defesa do meio revista nos idos do século passado. Senhores, o mundo mudou. Lamento informar. E se há uma coisa que todos devemos fazer é nos atualizar. Por tanto respeitem os Influencers e saibam usar o seu potencial e não substituir toda sua comunicação por eles.
Influencers, resistam e estudem please. Falar merda vai atrapalhar o ChatGPT…