Domaine des Nugues na Weinhaus Exzellenz
Semana passada tive o grande privilegio de estar entre os convidados da Weinhaus Exzellenz para degustar os gostosos vinhos do Domaine des Nugues do Beaujolais.
Vinhos deliciosos do Beaujolais
Eu sou um apaixonado por Beaujolais e me admiro do desconhecimento de tantos apreciadores de vinho a respeito dos Crus do Beaujolais. São excepcionais, mostrando a grande casta que é a Gamay, suas peculiaridades e diferenças de terroir e o mais incrível, a grande capacidade de envelhecimento desses vinhos de grande classe.
O Domaine des Guiles tem o seguinte histórico:
Em 1976, Gérard Gelin, filho e neto de um viticultor, pai do Gilles com quem conversamos virtualmente, comprou “le Clos des Nugues”, daí o nome do Domaine.
Em 2000, Gilles juntou-se aos pais para buscar o desenvolvimento do negócio. Depois, em 2008, veio a aposentadoria do pai e a chegada de sua esposa Magali. Em 2010, aquisição total do patrimônio da família.
Em 2018, conseguem a certificação HVE (Alto Valor Ambiental) da operação e desde 1976 e ao longo dos anos, compraram lotes perto do Domaine.
O Domaine é composto por 35,30 hectares de vinha, 4 hectares de bosques, e reparte-se da seguinte forma pelas vinhas: 23,55 ha em Beaujolais-Villages, 1,58 ha em Beaujolais, dos quais
3,68 ha em Chardonnay
5,46 ha em Fleurie,
1,88 ha em Moulin à Vent,
1,00 ha em Morgon,
0,67 ha na casta Syrah
0,35 ha na casta Vidoc
Toda a propriedade está localizada em Lancié, no norte de Beaujolais, à beira do Moulin à Vent crus, Fleurie e Morgon e a idade média das vinhas é de 45 anos, algumas das quais com mais de um século.
Interessante que ele no Beaujolais, existem 2 castas: Gamay para o A.O.C. Tinto e Chardonnay para o A.O.C. Branco. A particularidade do Domaine é a presença de um pouco de Syrah.
Em 2019, plantaram numa parte, uma casta tinta resistente, VIDOC. Casta resultante do cruzamento entre uma casta Bouquet e uma casta Regent (variedade alemã) com total resistência ao oídio e forte resistência ao míldio. Estão fazendo experiências ainda.
Os vinhos valem muito a pena. Adoro Beaujolais. Garanto que são vinhos que valorizarão. Abaixo os vinhos e os valores…