Aveleda por Isabel Abreu Lima
Hoje tive o privilégio de um convite da simpática Isabel Abreu Lima, da Quinta da Aveleda, para um gostoso almoço no gostoso Sallvattore, em torno dos vinhos da Aveleda e da Quinta Dona Maria que integra o grupo Aveleda já a alguns anos.
A Aveleda e os vinhos de suas diversas quinta estão na Interfood, não todos, pois o portfolio é grande, mas os principais. A Interfood cujo site de vinhos é a TodoVino, tem como consultor, meu amigo Vicente Jorge, cujo conhecimento, experiência e traquejo são simplesmente espetaculares. tice o prazer de te-lo a mesa conosco e inclusive ganhei um bom puro de presente dele, que vim fumando durante o inaceitável trânsito de volta para a Granja Viana…
Degustamos um Alvarinho da Aveleda que estava espetacular, mesmo ao final do almoço, fora de temperatura, mostrando classe e frescor. chamou a atencão.
Mas o privilégio mesmo foi desfrutar da simpatia da Isabel e da garrafa que veio em mãos de um Quinta Dona Maria de vinhas velhas (como gosto de vinhas velhas…), da safra 2015, que foi comparado ao mesmo vinho da safra 2019. Foi uma experiência maravilhosa, especialmente por se poder observar a evolução dos anos de um mesmo vinho e também por notar a evolucão em taça que teve a safra do 2019.
Ao abrirmos a distância entre eles era enorme, mas depois de cerca de uma hora eles se aproximaram muito. Que grande vinho e que grande momento. Eu gravei com aIsabel e mostro para vocês abaixo. Expoerimentem, pois vale muito a pena. Saúde.