Didu Russo
  • Acontece
  • Para Profissionais
  • Artigos
  • 50 paus
  • Fale com o Didu
  • Sobre o Didu
  • Menu
Acontece

Didú e a evolução das mídias

  • Posted on December 19, 2021
  • by didu
  • with 0 Comments
  • Tweet
  • Share
  • Plus One
  • Pin it

Tenho para mim que uma das coisas importantes para alguém da minha idade é estar atualizado com as mídias. E elas vem mudando de uma forma inimaginável.

No início dos anos 2 mil, quando os eventos de vinho começaram a embalar, eu criei um informativo chamado What’s Up, não existia o famoso aplicativo Whatsapp ainda. Nele eu contava o que estava rolando e enviava a uma lista de amigos. Logo meu filho publicitário deu uma roupagem legal, com logo e tudo o mais (não encontrei nenhum registro para postar aqui), mas logo surgiram as plataformas que permitiam blogs.

O Luiz Horta me disse: “Didú, você deveria fazer um blog, entra no Uol e cria gratuitamente um blog” Nasceu assim há vinte anos atrás o blogdodidu.zip.net que eu também não consegui imagem para mostrar…

Era horroroso, vermelho preto e branco, quadrado, limitado em postar, etc. Mas fez sucesso e logo meu filho outra vez, o Demian, o Sensato, falou, vamos criar um site e tudo foi para lá… Esse eu achei uma imagem da época..

Tudo foi para lá, What’s Up, que depois se tornou Wine Up, Wine Actors Studio, Taccuino & Moleskine, Dicas do didú, 50 Paus, etc.  Lá havia várias vantagens, eu podia ter anunciantes, vejam que o Ciro sempre esteve presente, podia ter vídeos, pois sempre filmei tudo o que via e ouvia, uma espécie de Juruna do vídeo…  até que o Luiz (novamente) me apresentou a The Flip que a Jancis Robinson usava e ele me disse: “Didú foi feita pra você, é a sua cara, prática, portátil, etc.)

Criei então uma página no Youtube para poder subir os vídeos para postar no site didu.com.br

Com o tempo aparece o Facebook, e lá vai o Didú pro Face. Lá se postava pequenas chamadas e colocava-se o link para a matéria principal no site. Não rola. É muito pequeno o nº de pessoas que vão ler. Aliás ninguém mais quer ler nada.

As audiências/seguidores iam crescendo, descobri que uma mídia não tinha os mesmos seguidores, apenas uns 10% deles são sobre-postos. Isso tem um lado bom pois aumenta a cobertura, mas tem um lado esquisito, por que alguém segue o Didú no site e não segue no Face?

Bem, passei então a postar o texto inteiro do site no Face, que também é limitado em termos de postagem de vídeos por exemplo. Mas tudo bem, informo ao menos.

Então surge o Instagram e o Didú precisa estar no Instagram. Imagem e legenda praticamente, nada de muito texto. Foi um sucesso, especialmente com os Stories que logo surgiram e que é hoje a febre.

Em paralelo a isso, descubro que o meu canal do Youtube, que eu usava apenas como plataforma de armazenagem de vídeos que faziam parte do conteúdo das matérias, começa a crescer de seguidores e eu começo a lançar (idéia do Demian, o Sensato, já começo a ter dúvidas se ele é o Sensato ou o escravizador do Pai… ), o quintou. Vídeo semanal que lanço às quintas-feiras às 12:30 e onde contava coisas do mundo do Vinho e que hoje é praticamente abastecido de perguntas dos seguidores/Amigos que me escrevem. Virou programa já e tem gente até no exterior que acompanha.

Ou seja, uma loucura total. De quando tudo começou para hoje eu tenho: 8 mil matérias publicadas (fora outras publicações onde escrevo também, estou falando de minhas mídias..) , 5 mil vídeos gravados, editados e postados no Youtube.

Para se ter uma idéia, o canal do Youtube tem acumulado 1.600.000 visualizações que totalizam 115.000 horas assistidas!!! E todos os meses são mais cerca de 30.000 visualizações com 3.600 horas de exibição.

E agora descubro que da mesma forma que outras mídias, os inscritos do Youtube se limitam a assistir os vídeos, não acessam a matéria do site. Isso agora me obriga a contextualizar os vídeos, transformando em uma video-reportagem separada do site.

No total, estamos falando de 15 mil do site + 15 mil do Face +20 mil do Insta + 19 mil do Youtube. Ou seja 69 mil pessoas das quais a superposição é de apenas 10%.

Acontece que eu faço tudo sozinho. Vou ao evento, entrevisto, gravo, registro, volto gravo as cabeças e inserts, edito, subo no Youtube, escrevo a matéria, posto em cada uma das mídias… não é mole.

Fico pensando qual será o próximo passo e otimista que sou penso nos Google Glass… Imagino que não precisarei editar nada mais. Penso que essa doença de acompanhar o que faço se tornará permanente e ao vivo. O Google Glass estará conectado on-line no canal do Youtube e as pessoas poderão estar comigo ao vivo nos eventos.

Meus comentários sairão em paralelo ao que está acontecendo e eu não precisarei fazer mais nada. Fotos, anotações, gravações, nada. Vai ser show. Depois a indexação será por dia e por nome do evento, assim o sistema de busca permitirá ao usuário localizar o que ele quiser na hora que quiser. Será?

 

 

Explore: Blog do Didú, Didú Russo, FaceBook, Instagram, Site do didú, Youtube

Post navigation

Next Article
Previous Article

You May Also Like

Acontece

Agende-se, Vai muito legal.

January 15, 2025
Acontece

A live do Catena Institute of Wine

July 12, 2021
Acontece

Sergio Reyes da Fox Wines no Brasil

October 18, 2022
Acontece

20 anos do Guia de Vinhos Descorchados!

April 28, 2018
Assine News
Posts Recentes
  • FENAVIN 2025
  • Show de Portugal na PREM1UM
  • Valpariso no D.O.M.
  • Don Pablo Alvarez e o Vega falsificado
  • Como é que é?…
Facebook Instagram Youtube
Desenvolvido por Tutu
  • Acontece
  • Para Profissionais
  • Artigos
  • 50 paus
  • Fale com o Didu
  • Sobre o Didu
  • Menu