O Vinho Brasileiro e a Realidade brasileira.
Eu acho que algumas coisas têm que ser postas em seus lugares: Por exemplo, o vinho brasileiro é líder de mercado com 69% de TODO vinho vendido em 2019.
O leitor desavisado pode se espantar, mas acontece que o vinho de Mesa, também conhecido como Vinho de Garrafão, é vinho também e é a grande preferência nacional. Das 505 milhões de garrafas de vinho consumidas pelos brasileiros em 2019 320 milhões eram vinhos de mesa e 28 milhões de vinhos fino.
É importante deixar claro que o vinho de Mesa, desdenhado e desprestigiado socialmente faz tão bem `a saúde como o vinho fino. Basta ler este artigo AQUI.
Em 2019, tanto o vinho de mesa como o vinho fino cresceram este ano de 2020…
Os espumantes é que caíram um pouco em função da ausência de eventos e festas. Por tanto quem está com problema há anos eu diria são os 95% das produtoras de vinho que buscam crescer nessa selva. Mas talvez o leitor não tenha idéia de um dado surpreendente! 90% de todo o vinho brasileiro vendido em 2019 foi produzido por apenas 5% das vinícolas!!!! Pois é, isso mesmo, 95% de todas as vinícolas lutam para vender os outros 10% dos vinhos… Que tal isso?!
Ou seja, o grande problema está com essas 95% de vinícolas que não têm distribuição, que muitas não estão de acordo com as exigências do MAPA, que também são fornecedoras de uvas para aquelas 5% das grandonas…
A solução “secondo me” passa por duas atitudes: Uma é essas pequenas vinícolas tomarem conta de suas associações, pois as associações do setor estão todas nas mãos dos grandões. É fundamental isso. Tomar as rédeas do seu destino. Há que ter participação política e firme. Há muito o que fazer.
A outra coisa, que é ainda mais importante é que esses 95% de produtores precisam se unir, precisam estar juntos e precisam focar no mercado. Há um momento de se fazer junto e um momento de lutar por sua marca. Se todos se unissem quanto sairia para cada um manter um depósito em SP (50% do mercado de consumo) e manter um serviço de delivery? Não pode ser difícil isso. Difícil é ser unido e parar de olhar para o próprio umbigo.
Os dados acima que me levou a essa reflexão foram tirados da excelente entrevista da Pro–Vinho com o consultor Felipe Galtaroça da Ideal Consultoria. Vale você assistir no link AQUI.