Uva CATAWBA. Conhece?
Uva Catawba
Em dezembro fui fazer uma palestra sobre Vinhos Naturais em Jundiaí e acabei fazendo novos Amigos, algo próprio do Vinho aliás… Um deles foi o José Eduardo Barbosa da Vinícola Saccomani.
Ele é uma pessoa especial, pois depois de uma jornada de anos como apicultor, e outros tantos anos como piscicultor, retornou às suas origens em Jundiaí, onde o seu bisavô em 1885 trouxe de Gênova a muda de uma uva de nome Catawba e que ainda hoje está lá. A Catawba é uva americana de Ohio e está entre as castas que foram para a Europa séculos atrás.
José Eduardo Barbosa
A Mãe o José Eduardo que ainda é viva e faz o melhor pudim de leite que você poderia provar… plantou uma mudinha dessa Catawba da casa de seu avô e a videira sozinha já produziu 200 quilos!!! Parece coisa de Itú, mas é de Jundiaí. Acredite.
Pois o José Eduardo gosta das coisas como eram feitas no passado e adorou a minha palestra que é toda em cima disso, do Vinho raiz, como foi feito pela humanidade por 9 mil anos antes de inventarem os produtos químicos. Suas videiras estão protegidas por matas e nunca viram um produto químico sequer. A fermentação é expontânea, com as próprias leveduras e o vinho não leva SO e está lá, uma delícia, único e autêntico.
Rancio
Inquieto e criativo, o José Eduardo produz ainda Grapa, excelente, diga-se, um Brandy e um Vinho fortificado seco e adorou eu contar a ele dos vinhos Rancio, tipo de afinamento feito em bombonas que ficam no tempo evoluindo e são algo realmente especial, acrescentando toques oxidativos ao vinho. Agora ele resolveu que vai fazer Catawba Rancio também… aliás, cheguei de lá e logo no dia seguinte me enviaram essa foto… Show. https://vinicolasaccomani.com.br/