
Catena imbatível!!!
Eu considero realmente admirável no Mundo do Vinho o case de sucesso de Catena Zapata.
Algo incontestável. A quantidade de diversidade e de qualidade em diversos níveis de público que a Catena alcançou com seu trabalho exemplar é digno de exemplo e admiração.

Sempre gosto de contar que quando Nicolas Catena foi escolhido como Produtor do Ano pela prestigiada revista Decanter, ele veio ao Brasil e eu, privilegiado, estava entre os convidados de Ciro Lilla, co-responsável, diga-se, nessa façanha de construção da marca Catena no Brasil, algo que não é apenas minha opinião, mas que ouvi do próprio Nicolas. Na ocasião tive a oportunidade de uma aula de elegância.
Acreditem que Nicolas Catena fez um discurso sem mencionar a si nem a Catena. Falou o tempo todo enaltecendo o Malbec Argentino…coisa muito rara. Que elegância, que nobreza, que classe. Show.
Agora recebo da Mistral a informação de que nada menos do que 8 dos 10 Malbecs mais desejados do mundo (Wine-Searcher), são da família Catena. Brincadeira isso gente?!… Madonna Mia!!

O texto diz: “Os Malbecs da Catena Zapata são, de muito longe, os mais desejados do mundo, segundo a Wine-Searcher. De origem britânica, o site é uma das principais referências para a pesquisa de vinhos.
Na lista do top 10, Catena se destaca em nada menos do que 8 posições, incluindo todos os 6 primeiros colocados! O primeiro lugar, como Malbec mais desejado pelos internautas em todo o mundo, foi para o ícone Malbec Argentino. O Angelica Zapata Malbec ficou em segundo lugar, e o acessível Catena Malbec clássico, o famoso “Cateninha”, ficou em quarto, logo depois do raro River Stones!
Trecho da Matéria:
“Esse produtor é Catena Zapata, que lidera – e posteriormente domina – o grupo com uma sucessão de Malbecs de Mendoza.
A propriedade foi fundada em 1902 com Nicola Catena plantando o primeiro vinhedo de Malbec e permanece na família até hoje, com seu neto Nicolás Catena Zapata no comando ao lado de sua filha. Inspirado nos vinhos finos da Califórnia e da França, foi o pioneirismo de Nicolás que colocou os Malbecs de Mendoza no mapa.
No topo desta lista está o Malbec Argentino, que é uma mistura dos vinhedos históricos de Malbec – incluindo Catena Zapata, Adrianna e Nicasia”
TOP 10 MALBECS MAIS DESEJADOS DO MUNDO – WINE-SEARCHER
1º – Catena Zapata Malbec Argentino
2º – Catena Zapata Angelica Zapata Malbec
3º – Catena Zapata Adrianna Vineyard River Stones
4º – Catena Zapata Catena Malbec
5º – El Enemigo Malbec
6º – Catena Zapata Catena Alta Malbec
7º – Cobos Malbec
8º – Catena Zapata Malbec Nicasia
9º – Catena Zapata Adrianna Mundus Bacillus Terrae
10º – San Pedro de Yacochuya Yacochuya