Você conhece a uva Caberlot?
O Ciro Lilla é um apaixonado pelo Vinho. Outro dia fui gravar com ele alguns dos inúmeros grandes vinhos italianos que ele traz pela Mistral. Qual não foi minha surpresa quando ele me mostra o Caberlot. Caberlot? O que seria isso?
Bem o próprio ciro explica aqui neste vídeo.
Depois fiquei intrigado e fui procurar no Grapes da Jancis Robinson, que convenhamos foi bem superficial com a menção da casta num sub-item de Merlot. Não achei justo. comentei com o Ciro que fez questão de me enviar um texto super legal que espero um dia o Grapes publique.
O Texto diz:
” Uma lenda entre os grandes conhecedores de vinhos toscanos, Podere Il Carnasciale elabora um vinho único no mundo a partir da uva Caberlot, um provável cruzamento entre a Cabernet Franc e a Merlot, que surgiu espontaneamente em um vinhedo próximo de Verona, há mais de 50 anos, e nunca mais pôde ser reproduzido, apesar de inúmeras tentativas. Os vinhos do Podere Il Carnasciale são os únicos autorizados a serem elaborados com uvas desta preciosa linhagem da uva Caberlot, uma das mais raras do mundo.
Remigio Bordini, o agrônomo que identificou a uva Caberlot há mais de 40 anos, autorizou que a variedade fosse plantada em apenas 2,5 hectares da propriedade de Wolf e Bettina Rogosky, utilizando a altíssima densidade de 10.000 plantas por hectare e com apenas 5 ramos por planta, garantindo rendimentos reduzidos.
Produzido apenas em garrafas Magnum, o vinho é tão raro que, por muitos anos, mesmo merecendo o prêmio, o produtor não pode o receber, pois a produção do vinho tinto era pequena demais para entrar na listagem do “tre bicchieri”. Recentemente, entretanto, o Caberlot 2008 recebeu, enfim, o merecido prêmio do guia.
Entre as enotecas da Toscana, somente duas têm o privilégio de poder vender o Caberlot. O mesmo se repete com alguns dos mais importantes restaurantes da Europa, são poucos os que conseguem alocações para ter o vinho na carta, entre eles estão o Cibreo em Florença e o L’Amboise em Paris.
Membros de um dos mais prestigiados clubes gastronômicos de Florença (do famoso restaurante Teatro del Sale) podem comprar apenas uma garrafa de Caberlot por ano — essa concessão foi tão valorizada que se tornou hereditária.
O principal vinho da propriedade é o Caberlot, descrito pelo reputado crítico e enólogo Robert Parker como “soberbo, de excepcional equilíbrio”, recebendo, ainda, 95 pontos para a safra 2006. Para a revista Wine Spectator, o vinho é “inacreditável no palato”, merecendo 97 pontos na safra do ano seguinte.
Rico, potente e refinado, o exemplar não apenas combina as melhores qualidades das duas uvas – Cabernet Franc e Merlot –, como também apresenta personalidade única e singular, característica recorrente em plantas híbridas. O vinho é uma verdadeira raridade, cujo rótulos são numerados a mão pela proprietária.
O segundo vinho elaborado pelo Il Carnasciale é o igualmente raro “Il Carnasciale”, “perfumado, de excepcional equilíbrio”, segundo Robert Parker. Elaborado exclusivamente com a uva Caberlot, é “uma belíssima introdução aos vinhos do produtor” de acordo com a The Wine Advocate, e oferece “uma qualidade excepcional pelo que custa”, completa a revista.”
O vinho não é barato e espero um dia prová-lo.