Piselli 20 Anos, Castello di Gabiano 400.
Com Giacomo Adorno e Juscelino Pereira
Hoje tive o prazer e privilégio de estar com esse meu querido Amigo Juscelino Pereira que está comemorando 20 anos de Piselli!!!! Aliás a alegria é tanta que ele está fazendo diversas comemorações… vai comemorar o ano todo. hahahahaha e com razão. Sucesso total desde o primeiro dia e eu sou testemunha.
Muitos não sabem, mas vou contar, o Piselli abriu as portas e com tres dias de aberto já tinha faturado o valor do aluguel e com dois meses de funcionamento o investimento dos sócios à época já tinha retornado. Um caso raríssimo de performance. Ele merece, diga-se.
Bem, a comemoração hoje era em torno de um grande Amigo, o Marchese Giacomo Cattaneo Adorno. Para quem não sabe ele nasceu no Brasil, no Rio de Janeiro… mas depois voltou para a Itália com a família e desde já muitos anos é o responsável pelos deliciosos vinhos do Castello di Gabiano, de onde o Juscelino importa tanto o vinho da casa há anos, como outros rótulos dele para seus restaurantes e para o Mercato Piselli. E descobrimos na conversa com Giacomo, que este ano o Castello di Gabiano comemora 400 anos!!!! O Juscelino e as coincidências…
No video abaixo você pode saber um pouco dessa história…
O almoço foi simplesmente espetacular. Imagine o desfile…
CASTELLO CHARDONNAY 2016 que acompanhou o espetacular GAMBERO NERO (Camarão empanado no tempurá negro, aioli defumado e bottarga.)
O ADORNES SUPERIORE 2011 que acompanhou o delicioso FICO RIPIENO E AVVOLTO NEL PROSCIUTTO. (Figo ao forno recheado de gorgonzola dolce envolto em presunto de parma e aceto balsamico.)
O MATILDE RISERVA 2017 em homenagem a avó do Giacomo, que acompanhou a PATATE ALLA CARBONARA E TARTUFO. (Batata assada, recheada com molho a carbonara e trufa negra)
O MATILDE RISERVA 2012 que acompanhou o MEZZELUNE D’ANATRA (Massa fresca recheada de pato, molho do assado e fonduta de pecorino)
O MATILDE RISERVA 2011 que acompanhou o DUROC FUNGHI E TARTUFO (Filet de suíno Duroc em crosta de funghi, acompanhado de maçã e catalonia)
Para finalizar a classica GELATINA DI GRAPPA E FRUTTI DI STAGIONE
Eu adorei comparar o Adornes 2011 com o Matilde do mesmo ano, este um pouco mais elegante e o primeiro mais rústicos, mas ambos deliciosos, com evolução boa e muito vivos ainda com ótima acidez, vinhos classudos. Muito legal.
A mesa agradável com os privilegiados…
O Giacomo é uma pessoa culta, bem humorada e com ótima memória e me contou duas coisas que não sabia e que vale compartilhar com vocês, a primeira é que ele tinha umas terras na Liguria e resolveu cultivar uvas lá e está produzindo um branco de assamblage com Vermentino e uma série de uvas autóctones locais, entre elas a branca Coronata. E ele conta que essa casta na verdade era uma Barbera que foi sendo selecionada pelos clones mais claros até que se tornou uma uva branca!!! Muito interessante.
A outra coisa é que uma dica de seu amigo Andrea Franchetti, foi quem lhe deu um impulso no início do século, para se dedicar aos vinhos, aconselhando-o a usar clones de Barbera, com pé-franco de baixa produtividade, o que secondo lei, deixa as uvas mais concentradas e de melhor qualidade. Bem não sei se isso realmente funciona assim, mas que os Castello di Gabiano que degustei hoje estavam simplesmente maravilhosos estavam…
Grazie queridos Amigos Juscelino e Giacomo, pelo delicioso encontro. Salute!!!