Pecorino não é apenas um Queijo, é uma Uva também e deliciosa.
Meu Amigo Orlando Pinto Rodrigues e seu filho Augusto da PREM1UM WINES, me contam que “Durante a Vinitaly, foi realizada uma degustação vertical de vinhos de Pecorino da região de Marche, de 2023 a 2008, com um total de 15 safras de 15 vinícolas. Tanto os jornalistas especializados quanto os produtores parecem ter subestimados essa variedade branca de Marche e de Abruzzo em termos de potencial de guarda, uma vez que os resultados foram surpreendentes.
Uva Pecorino
A edição de 6 de maio da newsletter do Gambero Rosso fala justamente sobre esta vertical de Pecorino, abrindo a matéria com o título: “Nós não entendíamos nada de Pecorino. A história de um vinho que envelhece melhor do que muitos tintos”. Segundo o artigo, a diferença entre os vinhos jovens e aqueles com pelo menos 5 anos de envelhecimento foi enorme, no sentido positivo.
A uva Pecorino foi redescoberta em 1983 por Guido Cocci Grifoni, que estudou a variedade, cultivando e melhorando, salvando-a assim da extinção. O nome, exatamente igual ao do famoso queijo italiano, se deve supostamente ao fato de a uva ser a favorita das ovelhas (pecora significa de ovelha). Os vinhos de Pecorino são minerais, suculentos e com ótimo frescor.
Temos em nosso portfólio um vinho de Pecorino produzido pela Novaripa, em Abruzzo, que além de delicioso tem um excelente custo-benefício.
- Arenile Pecorino Terre di Chieti IGT 2022 – com notas cítricas e agradável frescor, é um vinho muito gastronômico. Excelente com peixes, frutos do mar, além de massas e pratos delicados. R$ 104,00″
Bem, eu que sou grande apreciador de vinhos com idade, troco com gosto o frescor da juventude com a sedução da maturidade, devo confessar que já provei alguns vinhos de Pecorino bem evoluídos e eram sensacionais com uma diversidade de aromas e sabores fantástico. Compre logo meia dúzia e deixe evoluir, mais barato garanto que não ficará… Saúde.