Chegaram os vinhos ETNELLA !!!
Chegaram os vinhos Etnella do Davide Bentivegna. Um espetáculo de produtor. Poucos sabem, mas a Sicília, que nos tempos do Império romano produzia alguns dos vinhos preferidos em Roma, andou esquecida depois da Philoxera. Porém voltou a renascer nos anos 90/2000 por iniciativas de pequenos e talentosos produtores, a maioria de vinhos naturais, produzindo maravilhas.
Com vinhos muito elegantes a Sicilia se tornou a grande novidade em vinhos na Itália, no início dos anos 2 mil, apresentando verdadeiras preciosidades. A Vinci Vinhos, em sua divisão de vinhos naturais, de verdade, a Natural Vinci, que tem curadoria do Ramatis Russo, está trazendo para o Brasil os vinhos Etnella. Uma seleção sensacional de vinhos maravilhosos e artesanais, puros e sinceros.
Davide Bentivegna
Quando no final do ano passado esteve aqui no Brasil o Davide bentivegna, eu tive a oportunidade de almoçar com ele e o Ramatis no Piselli do meu amigo Juscelino Pereira e na ocasião gravei com ele sobre o vinho Kaos. Veja neste LINK.
Pois agora os vinhos estão disponíveis, veja abaixo.
Davide Bentivegna produz vinhos naturais na encostas do vulcão Etna, na Sicília. As vinhas são plantadas em terrenos com muros de pedra seca construídos com pedras vulcânicas locais, tão onipresentes nas encostas do Etna. A proximidade das vinhas (6.000 – 9.000 plantas por hectare) cria uma competição feroz e obriga as raízes a apontarem para baixo no solo vulcânico em busca de água e nutrientes.
Ao redor das vinhas é possível observar também oliveiras e árvores de fruto, que conferem riqueza ao território e permitem preservar um equilíbrio natural.
Na adega, Davide aposta em vinificações o mais naturais possível, para realçar o caráter mineral particular dos vinhos: as fermentações são absolutamente espontâneas, graças à utilização exclusiva de leveduras indígenas, os vinhos não passam por clarificação nem filtração, e a adição de sulfitos é mínima ou nula.
A adega Etnella Winery produz vinhos vivos e vibrantes, que a cada gole contam a magia e a complexidade do território do Etna, restaurando fielmente as suas diferentes nuances e realçando o relativo terroir.
Davide evoluiu gradualmente para ter um estilo próprio, com a sua compreensão do terroir ao longo de anos de trabalho nas vinhas e na adega.
Desde a primeira colheita realizada em 2010, o núcleo da sua filosofia de vinificação se mostra na garrafa. Seu lema é: PAIXÃO PELO VINHO, AMOR À TERRA.