Visitando o Tiago Sampaio
Tiago Sampaio
Na sequência de minhas visitas programadas pelo Simplesmente… Vinho, fomos, o Vidar Johanson e eu visitar o Tiago Sampaio do Folias de Baco. Eu acompanho há anos o trabalho do Tiago desde seus vinhos Olho no Pé que quem me falou primeiro deles foi o Luiz Horta e acompanhei o nascimento do Uivo Renegado. Uma longa história que acho que já contei aqui.
No catálogo do Simplesmente… Vinho, está escrito: “O Tiago é Agricultor, viticultor, enólogo, professor, produtor de vinhos e comercial. Autêntico one man show, Tiago Sampaio é o responsável pela criação da Folias de Baco e de todos os seus aromas e paladares. Transporta consigo o gosto e o sonho de um dia poder transformar em realidade o que desde pequeno aprendeu e ambicionou.
É em terras durienses, às cavalitas do seu avô, que tem o seu primeiro contacto com a agricultura e o mundo dos vinhos. É nesse entorno que Tiago Sampaio aprende a conhecer um ofício que nasceu na pura curiosidade e brincadeira para se tornar, atualmente, no seu espaço de trabalho e investigação.
Tendo em vista a construção de um futuro nestas áreas, orienta a vida académica no sentido de se munir de instrumentos que lhe permitirão desenvolver um percurso como viticultor e enólogo. Começa na Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, em Santo Tirso, e prossegue cinco anos de estudos universitários em Vila Real.
O curso de Engenharia Agrícola que tirou em terras transmontanas dá-lhe o passaporte para um estágio em Oregon, nos Estados Unidos da América, orientado por Carmo Vasconcelos. É aí que, nos 5 anos seguintes, Tiago conclui o doutoramento em Viticultura e Enologia, na Oregon State University.
Em 2007, regressa a Portugal e lança a empresa Folias de Baco. Um ano mais tarde, sob a marca Olho no Pé, surgem os primeiros 2 vinhos, o rosé e o branco, a que se seguirão nos anos seguintes Pinot Noir, colheita tardia, tinto e Moscatel Galego.
O crescimento sustentado do negócio permite agora a Tiago sonhar mais alto e com outros projetos. Em 2016, cria uma nova gama de vinhos sob a marca Uivo. Com estas edições limitadas, pretende explorar técnicas de vinficação alternativas, descobrir o potencial de variedades a solo, não esquecendo nunca as raízes que o acompanham desde tão tenra idade.”
O Tiago é um cara apaixonado pelas vinhas e pelo seu lugar. Incansável defensor do terroir e da qualidade pura de seus vinhedos. Admiro demais seu trabalho e não consigo entender que esses vinhos não estejam ainda no Brasil. Como de hábito gravei alguns momentos de nossa visita nas Folias de Baco. Vejam que legal.