Show de Alejandro Vigil em Master class na Mistral
A semana passada foi tão intensa que acabei me gripando. Houve dias de quatro eventos no mesmo dia. Não é mole. E o mais difícil é as alteracões de temperatura, na rua, nos ambientes, às vezes frio demais, outras um super calor… assim, um vecchio como o Didú, acaba secando a roupa molhada da transpiração no próprio copro e muitas vezes com choque de temperatura. Isso é receita para pneumonia… se a Dona Nazira fosse viva eu estava morto… hahahahahahahaaaaa.
Alejandro Vigil e Didú Russo
Um dos pontos altos da intensa semana certamente foi a Master Class, de verdade, que a Mistral ofereceu a alguns convidados com o Alejandro Vigil. O pano de fundo era principalmente os dois famosos e deliciosos Chardonnay do vinhedo Adrianna, o White Bones e o White Stones e os quatro Bonardas do El Enemigo.
Vinhedo Adrianna um verdadeiro espetáculo
Se você não sabe direito a respeito desse vinhedo, sugiro que leia este post AQUI., Depois volte para esta matéria pois vai acrescentar muito mais tecnicamente…
Como sempre, prefiro gravar do que escrever o que ouvi, atém por que acho mais fidedigno… Então gravei a aula do Alejandro Vigil em tres tempos:
Tempo 1: O solo e o clima do Adrianna Vineyards
Pode parecer mentira, mas eles fizeram nada menos do que duas mil micro-vinificações nesse vinhedo até chegarem às conclusões que chegaram… Fazer vinho bom não é acaso, não é brincadeira, não é marketing como muitos pensam, mas é trabalho, dedicação, talento e muito investimento.
Durante nossas duas horas de degustação e conversa a apresentação depois enviada em ppt aos convidados continha gráficos diversos e estudos que foram feitos, explicando toda essa saga.
Muito interessante o que ele explica sobre a Phyloxera apenas de raiz e não em forma de inseto voador, nunca havia ouvido isso. Também interessante sua explicação do por que as plantas de Malbec em Mendoza são quase todas, mais de 90% em pé-franco, e outras castas com enxertia.
Tempo 2: O solo e a tipicidade de White Bones e White Stones.
Na sequência o Alejandro passou para os quatro Bonardas e de quebra contou como nasceu oprojeto El Enemigo, dele e Adrianna Catena e conta sobre a Bonarda Argentina e sua origem. Show.
Tempo 3: As Bonardas
Espetacular ver esse trabalho extraordinário e enorme e essa disposição do Alejandro que hoje entre Catena e El Enemigo é responsável por cerca de 200 rótulos!!! Pode imaginar o que é isso?
Agradeço a Mistral e ao Alejandro pela oportunidade que foi um verdadeiro privilégio.