PRÓ-VINHO e a Maturidade do Setor.
Eu estou exultante!!! Confesso que há poucos meses atrás duvidei disso. Pensei até em deixar a PRÓ-Vinho, onde estou desde sua idealização do Marcio Marson, e organização da qual tenho orgulho de ter o nome sugerido por mim e aprovado em assembléia geral.
Houve um momento em que duvidei da maturidade do setor do Vinho em se entender como SETOR de verdade. Cheguei a falar com a atual Diretoria, da qual ocupo o cargo de Diretor de Comunicação, que se não houvesse a adesão necessária, eu largaria o cargo pois não tenho mais paciência para a miopia do mercado.
Pois bem, no início deste ano, em uma reunião bastante prestigiada, que ocorreu na sede da ABRAS, uma das associações fundadoras da PRÓ-VINHO, foi feita uma apresentação de um projeto de Comunicação muito bem estruturado pela agência de comunicação Zoega’s, do meu Amigo de linga data Paulo Zoega.
Lá havia o detalhamento de um planejamento de tres anos que pretendia aumentar o consumo do Vinho que tem potencial de pelo menos crescer cinco vezes o volume que tem hoje.
Para se ter uma idéia, segundo dados de pesquisa, se as pessoas que hoje bebem vinho ao menos uma vez ao mês consumissem 1 garrafa por semana, nosso mercado seria de 2,6 bilhões de garrafas por ano!!! Hoje estamos em 600 milhões considerando que 50% é de vinho de garrafão.
Me lembro que na ocasião enfatizei que o mercado necessitava se comportar como SETOR e não pensar egoísticamente e individualmente, pois isso não levava ao crescimento do mercado.
Enfatizei que com um mercado estimado em R$ 12 bilhões/ano, a verba de marketing deveria ser ao menos de 3% desse montante, ou seja, R$ 360 milhões enquanto não víamos nem dez por cento disso investido…
Comentei ainda que atualmente os porcentuais de verba de comunicação com o crescimento e pulverização das mídias sociais estavam em torno de 12% do faturamento e não 3% !!.
Como em 2023 o mercado de vinhos importados havia caído 1% em valor e 7% em volume e que os nacionais nem tinham essa informação ainda, defendi a proposta de uma campanha de comunicação para alterar esse rumo. Comentei a famosa frase atribuída a Albert Einstein que dizia:
Lembro que terminei com a pergunta: “Vamos continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes?”
Bem, a apresentação terminou, e todos saíram com a lição de casa de agitarem uma reação, falar com os responsáveis, agitar as associações, os responsáveis, etc.. Confesso que embora sempre um otimista, estava incrédulo. O tempo foi passando o Marcio Marson encaminhou o projeto detalhada a todos, com as diversas possibilidades de apoio e a respectiva contra partida da entidade, fez folow-up e tal.
Bem, qual não foi a minha surpresa esta semana ao receber a informação do Marcio Marson, dando conta de que o valor de R$ 80 mil mensal que a campanha necessita para realizar todo o planejamento de esforço de comunicação tinha sido superado em 20 % !!!!
Adesão total! Uma coisa emocionante, uma demonstração de maturidade que confesso não esperava. As fundadoras da PRÓ-VINHO todas, BFBA com seus Associados, a ABRAS com os 70 mil supermercados, a ABRASE, a ANR, inclusive a UVIBRA e CONSEVITIS, que substituem o IBRAVIN, entidade que foi fundadora da PRÓ-VINHO também, que chegaram a alterar seu estatuto que determinava o critério de investimento em projetos de Comunicação e Promoção do Vinho, para poder apoiar de forma permanente e consistente a Campanha da |Zoega’s em prol do crescimento do mercado de consumi responsável do Vinho.
Além disso me surpreendeu a adesão maciça da maioria das grandes importadoras e dos grandes produtores nacionais de Vinho, todos de braços dados, apoiando o projeto.
Confesso que estou emocionado e totalmente surpreso, pensei que o mercado iria continuar obtuso, míope, egoísta, pensando cada um por si. Mas não, FIAT-LUX a coisa mudou. Parabéns a todos os envolvidos!. Vamos trabalhar, o mercado logo será cinco vezes maior do que é e todos sairão ganhando.