Uruguay 6º Dia
Aos poucos vou conseguindo resolver minhas pendências… estas ainda são de dezembro da deliciosa viagem ao Uruguay às vésperas do Natal.
Bem, saímos cedo do hotel em direção a Varela Zarranz, um lugar adorável onde já havia estado no passado. De lá saiu o craque Alejandro Cardozo que hoje dá um show de vinificação no Brasil, especialmente com os espumantes com leveduras encapsuladas entre outras magias em sua E.B.V. Neste link você fica sabendo quem é o cara que já emprestou seu talento lá…
A Varela Zarranz está em um espaço lindíssimo, (veja em seu site) e é palco de festas e casamentos, além de produzir ótimos vinhos em várias categorias. Visitamos o campo, as instalações e degustamos alguns de seus vinhos. Me chamou a atenção uma garrafa Magnum de Tannat Merlot, que era vendida no mercado interno do uruguay a U$ 2,00 !!! Ou seja, duas garrafas a R$ 11,00 se fosse Brasil, ou uma garrafa a R$ 5,50… Brasil, meu Brasil brasileiro, meus políticos incompetentes… que falta de visão meu Deus… Imaginem isso no Brasil como seria o consumo do vinho e quanta economia do SUS com doenças do coração…
Um vinho em Magnun que custa 2 dólares!!
Deixo aqui meu protesto e aproveito para informar aos desinformados, que tudo que um produtor uruguayo gasta para produzir seu vinho, o brasileiro gasta o dobro. E quando seu vinho sai da vinícola sai com uma carga de 1/3 da nossa… Como é possível uma coisa dessas? Somos mesmo uns boçais com nossos podres poderes…
Bem, mas o assunto aqui é vinho bom viagem boa, gente boa, tudo de bom, não é mesmo? Saímos de lá em direção aos Pizzorno, onde visitaríamos e almoçaríamos. Que show. Foi realmente emocionante para mim rever esse querido Amigo Carlos Pizzorno e uma grande alegria ver seu filho Francisco que conheci menino, hoje totalmente desenvolto e seguro nbos negócios, um orgulho certamente.
Didú e Carlos Pizzorno muitos anos depois…
O investimento e empenho no enoturismo dos Pizzorno foi competente e certeiro e seus vinhos não deixaram por menos. Seu tradicional Sauvignon Blanc que sempre foi vinho de arrancar suspiros continua um show e tem novas versões, em nosso almoço a generosidade do CArlos fez buscar na adega uma de suas últimas 4 garrafas da primeira edição do Primo 2004 que havíamos experimentado juntos numa das ocasiões em que estive lá… Foi até engraçado pois ele pediu a um rapaz para ir buscar na adega e este voltou com a informação do enólogo de que nnao havia mais nenhuma garrafa, o Carlos então idsse a ele, diga que eu pedi e que eu sei que há quatro delas ainda… hahahahahaha. Que privilégio. E que vinho!!!! Poderia esperar mais dez anos fácil. Veja no vídeo que show.
Bem, de lá fomos diretamente para Artesana, um raro e curioso caso de uma bodega de um casal americano que pouco aparece e confia no competente trabalho, diga-se, de Ignacio Gonzalez e da Analía Lazaneo. Gosto demais de seus vinhos e também do local. Uma pena o tempo não ter ajudado com muito vento o que nos obrigou degustar os vinhos internamente, pois eles têm uma estrutura externa muito simpática.
O grande destaque para mim desta vez foi este exemplar de um tannat especialíssimo que uma parcela rara e limitadíssima do vinhedo que lhe confere um diferencial fundamental de estrutura, frescor e vivacidade. O Ignacio explica isso no vídeo que você poderá ver logo abaixo.
O Tannat especial de Artesana
Mas nosso dia não terminava aí não, teríamos ainda uma noite numa vermuteria!!! Isso mesmo. essa bebidada que na verdade tem o vinho como base e infus˜øes de ervas diversas e várias receitas sigilosas, está na maior moda no Uruguay e acontece que o Juan Andrés Marichal com seus Amigos, Salvador Banchero, Alvaro Aniano resolveram fazer um Vermouth que se chama Flores. E que é uma delícia!!! Um branco, um rosé e um tinto. E não para por aí, fazem também uma Grappa Miel, bebida popular do país, que é a grapa com uma parte de mel, só que eles fizeram a elite das Grapa Miel de lá…
Vermuteria, foto do site deles
Uruguay é um charme total né gente… essa foto que minha amiga e companheira de viagem, a Cris Jardim me mandou, bem retrata esse charm deles. Fomos à noite e fomos à pé pois era a poucos quarteirões de nosso hotel. Uma delícia de noite, uma delícia de lugar, uma delícia de Vermouth uam delícia de companhia, tudo um grande show que eu só tenho a agradecer a todos e em especial ao Uruguay Wine. Bem, você saberá tudo no vídeo a seguir. Aproveite. Saúde!