Simplesmente… Vinho 2024
João Roseira e Didú
Acabo de voltar de mais uma edição do Simplesmente… Vinho, foi a 12ª edição e foi excepcional. Impossível não fazer o justo reconhecimento ao meu Amigo João Roseira pela inimaginável contribuição ao vinho artesanal de Portugal. Esses vinhos que gosto de chamar de “Vinhos Sinceros”, cresceram demais, estão praticamente estabelecido e até grandes produtores hoje querem ter seu vinho sem intervenção de vinhedos orgânicos ou biodinâmicos (melhor) e sem adição de leveduras nem nada.
Chamo-os de sinceros, pela origem dessa palavra Sine-Cera, ou seja Sem Cera. Por que no passado os escultores em pedra ou mármore, costumavam corrigir, maquiar algum busto de algum eventual erro ou descuido do seu cinzel com a força do martelo… Dessa forma, quando uma escultura não continha nenhuma correção, nenhuma maquiagem, os vendedores ou mesmo o próprio artista dizia: “Esta é Sine Cera!!” ou seja sem correção…
E o João é um verdadeiro baluarte na divulgação desses vinhos com seu descontraído e sincero salão off de vinhos no Porto todos os anos e aos quais tenho o prazer e a honra de participar desde o início. Por tanto, VIVA o João Roseira!!!!
Na foto acima, tirado pelo Luis Gutiérrez, nós estávamos no tradicional encontro de “inauguração oficial do Simplesmente… Vinho” que acontece sempre no delicioso e aconchegante Prova Wine Bar. Todos os anos há algum país produtor homenageado, e este ano o João teve a idéia sensacional de trazer como convidados especiais alguns dos mais renomados produtores da Georgia e ainda por cima fazer um seminário, que aconteceu um dia antes da abertura do Simplesmente… Vinho, com alguns dos mais legítimos produtores de vinho em Talha no Alentejo e discutir o tema. Foi sensacional e eu em outro post falarei disso.
Hoje queria apenas mostrar esse momento da fala do João aos Amigos da Georgia no Prova, que você pode ver abaixo no vídeo. Depois com calma irei publicando mais coisas, pois afinal, este ano foi muito concorrido e com presença expressiva da mídia internacional, como Jamie Goode, Sarah Ahmed, Simon Wolf, Vidar Johansen (que me acompanhou depois em alguns produtores no Pinhão),Alice Feiring, Pascaline Lepeltier, Sebastien Bordthauser, Julia Harding além do Luis Gutiérrez que bateu a foto… Foi uma maratona de mais de 340 vinhos degustados!!! e muita gente ficou de fora…
É humanamente impossível, eu até me pauto para degustar coisas que tenho interesse, mas o tempo não permite, muita gente para dar um abraço e saber das novidades, produtores amigos, que já me receberam em suas quintas, como não visitá-los?… Confesso é é um tanto frustrante. Mas é assim. E imaginem que são cerca de 10 horas em pé degustando… Bem, aos pouco vou contando mais. Acompanhem. Saúde!!!