Simplesmente Vinho 2024 vem aí !!!
Tenho a honra e a alegria de ter sido convidado pelo Amigo João Roseira para mais uma edição do Simplesmente Vinho. É a 12º edição desse Salão Off de Vinhos na encantadora cidade do Porto nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro no lindo prédio da Alfândega do Porto.
Nada menos que 126 Vignerons!!! Este ano o país homenageado, tradição do Simplesmente sempre ter um homenageado, é a Georgia, o berço mundial do vinho. Terá vignerons de referência, com diversidade de estilos, castas e geografia, gastronomia, música e arte.
Além de meus colegas tradicionais da imprensa no Simplesmente, como; Sarah Ahmed, Jamie Goode e Simon Woolf, teremos ainda Vidar Johansen , Sebastian Bordthäuser, Luis Gutiérrez e Julia Harding, europeus e da América vêm Alice Feiring e Pascaline Lepeltier, a MOF, Meilleure Sommelière de France 2018, semi-finalista do World’s Best Sommelier 2023, que fará a apresentação do seu novo livro Mille Vignes, penser le vin de demain.
Vai ser demais. Começamos quarta-feira dia 21, com o jantar, reservado e informal, de boas vindas com todos os 11 vignerons Georgianos e alguns de .PT para a imprensa e alguns profissionais. É no nosso bar de vinhos favorito, Prova às 20h.
Depois no Simplesmente… Vinho na Alfândega do Porto, várias atrações. Por exemplo;
• Conferência: “Kvevri, dolia e talhas…uma história de vinhos georgianos e portugueses” – especialistas de PT, Georgia e ES discutem a história do vinho desde simplesmente… o seu nascimento.
• Projeção do filme Our Blood is Wine, e discussão com o autor Jeremy Quinn
• Prova de vinhos de Talha portugueses e Kvevri da Georgia.
• Jantar de Gala informal Georgiano e Leilão de Caridade. A receita do jantar e dos 51 lotes (cada um constituído por uma obra de arte e dois conjuntos de garrafas de 2 vignerons) reverte, em partes iguais, para 2 instituições.
Como na primeira edição do Leilão de caridade, em 2017, temos dois objetivos:
Contribuição para mais humanidade: Humanwinety – Bento Amaral tem o objetivo de colocar pessoas com deficiências motoras no mercado de trabalho, setores de viti-vinicultura e hospitalidade.
Contribuição ambiental: SOS Cabedelo – O movimento de cidadãos SOS Cabedelo surge em 2009 na sequência do prolongamento do molhe do porto da Figueira da Foz. O contributo do SOS Cabedelo, para além da mobilização do saber disciplinar e do desenvolvimento de soluções técnicas alternativas, manifesta-se na participação cidadã e na mobilização da população. A exposição O Mar é a Nossa Terra tem contribuído para a difusão da compreensão dos fenómenos subjacentes à transformação do território na sua relação com o mar, e da sustentabilidade do quotidiano de todos.
Sensacional. Claro que haverá muitos posts e stories e depois muita matéria sobre esse evento imperdível que acontece todos os anos para privilegiar e divulgar os vinhos Sinceros de Portugal.