Paul Hobbs e os 25 anos de Cobos
Tenho respeito e carinho por Paul Hobbs. conheci-o na casa do Cônsul da Argentina que ficava na rua Alemanha esquina com a rua Inglaterra anos atrás. Inclusive fui eu que o apresentei a uma moça, amiga da filha do Cônsul, (que havia tido um compromisso e deixara sua esposa cuidando do evento), para o Paul. Não me lembro do nome dela, mas anos depois o Paul me contou que ela se tornou a Sra. Hobbs… curiosidades da vida.
Me lembro também que nessa noite conversamos muito sobre biodinâmica e ele estava interessado no assunto para sua vinícola nos Estados Unidos e eu o coloquei em contato com Nicolas Joly (o gênio).
Funcionou pois hoje Paul tem um vinhedo na Argentina que é biodinâmico… Fico feliz.
Paul Hobbs é um cara importante na história da Malbec, dos Catena e da Malbec nos Estados Unidos, conforme você poderá saber no vídeo que editei abaixo e que você saber de várias coisas sobre sua trajetória, os 25 anos de Viña Cobos e seu trabalho bem ajustado ao desejo do consumidor atual. Afinal hoje os vinhos que Paul Hobbs são elegantes e frescos e não carregados em madeira como num passado recente. Aliás ele fala sobre isso respondendo a uma pergunta que lhe fiz a respeito. Vale assistir poi é ele falando e não o Didú Contando.
Eu gostei demais de todos os vinhos que provamos e que bebi todos, muito frescos e elegantes, resultado dos “Micro Terroirs” que é a palavra de ordem dos vinhos finos hoje. Precisão, pequenaas produções especiais, muito bem feitos, com leveduras indígenas (todos eles), como música para meus ouvidos.
A Linha Cobos hoje é grande e você encontra os vinhos na Grand Cru e vão de R$ 200,00 a R$ 4.500,00. Nós degustamos ontem os seguintes vinhos:
Vinculum Chardonnay 2021
Bramare Malbec Luján de Cuyo 2021
Bramare Malbec Valle de Uco 2021
Vinculum Malbec 2019
Hobbs Estate Malbec 2020
Cobos Malbec 2019
Volturo 2019 o melhor secondo me com 87% de Cabernet Sauvignon, 9% de Malbec e 4% de Cabernet Franc de Luján de cuyo e Valle de Uco.
Não posso deixar de ressaltar a presença da enóloga Diana Fornasero, que deu um show de simpatia, competência e performance, respondendo a tudo com atenção, gentileza, e muito a vontade. Show.
Agradeço aos amigos da Grand Cru do Grupo Víssimo pelo convite no elegante Hotel Emiliano, onde o Ramatis emprestou sua elegância e conhecimento, como sommelier do Restaurante (tempos do Baratino), inclusive introduzindo vinhos naturais na carta já naquela época, bem antes da modinha…