Um Arinto de respeito
Este vinho me chamou a atenção por tres coisas; primeiro por que o vinho é simplesmente delicioso, com muito frescor e salinidade, untuosidade, muito bem feito, segundo que é de cultivo biológico, fermentado em barricas usadas de carvalho frances e com 150 dias de batonage, e terceiro que o produtor se chama Casa Romana Vini ?!, mas o importador, a QUATTRO Import é focada em pequenos produtores autênticos portugueses… Ora, o que é isso?
Eu explico; a casa secular da Quinta do Porto Nogueira está encostada à Ponte Romana sobre o rio Arnóia, que seria passagem da via romana que ligava Collippo (próximo de Leiria) a Eburobrittium (Óbidos) e que seguia para Olisipo (Lisboa). A ponte e a descoberta arqueológica de uma extraordinária Villa Romana, em Rio Maior, constituem testemunho da presença dos romanos na região e inspirou a denominação Romana Vini.
Eles têm outros vinhos e uma outra vinícola no Tejo e agora eu fiquei muito curioso por conhecer o resto do portfólio deles, pois mostram talento de verdade. E olhando o site deles vi que têm também hospedagem e eno-turismo. super Show.