Herdade do Cebolal, desde 1890 preservando a natureza.
Herdade do Cebolal
A Herdade do Cebolal fica na Costa Alentejana, na aldeia de Vale das Éguas do concelho de Santiago do Cacém. É aquele pedaço de Alentejo que é marítimo, atlântico.
Desde 1890 que esse projeto familiar passa de geração em geração, está na 4ª e 5ª geração: Isabel e seu filho Luís Mota Capitão, o “Lufinha” como é conhecido por todos.
Luis Mota Capitão, o Lufinha
O sentido de respeito a natureza lá não é conversa de marketing não, ela é de fato. Eu presenciei isso, vendo o trabalho incansável deles com agro-floresta e e cultivo orgânico das vinhas. Bonito de se ver.
Eles possuem 85hectares dos quais 20 hectares são de vinha e 65 hectares de floresta. Estão trabalhando na regeneração/restruturação do patrimônio e os primeiros 7 hectares já estão convertidos em Agricultura Sintrópica.
Importante saber que a Agricultura Sintrópica ou Agrofloresta é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos por práticas agrícolas tanto na sua forma como na sua função e dinâmica.
Agricultura Sintrópica
Trata-se da regeneração pelo uso de áreas agrícolas produtivas que levam à independência da matéria prima e irrigação que tem como consequência o equilíbrio dos ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do microclima e facilitação do ciclo da água.
Inspirou-se na dinâmica natural dos ecossistemas virgens que não sofreram interferência humana. Inspirou-se igualmente num manejo sustentável e de regeneração de ecossistemas.
É deles o vinho Imerso, que já falei aqui, do qual produzem apenas 137 garrafas Cebolal Emerso tinto das castas Castelão, Aragonês e 113 garrafas Cebolal Emerso branco das castas: Roupeiro, Manteúdo e Arinto.
A Quattro Import traz para o Brasil alguns vinhos do Lufinha, caso deste maravilhoso Cebolal de Antão Vaz e Arinto de uma vinha chamada Casa Branca, devido a uma gema de sal no sub-solo desse vinhedo que já esteve submerso no atlântico, o que confere claramente notas salinas minerais muito perceptíveis entre aromas de ervas secas, pêssegos, maçã madura, frutas secas, limão, tangerina, muita diversidade e sedução. Excelente escolha para frutos do mar, peixes e quando maduro, queijos intensos.