Giro d’Itália, última parada
Depois de Ricasoli, nossa parada de nº 9 do giro d’Itália com a Via Vini, partimos para nossa última visita dessa viagem maravilhosa. Tratava-se dos Velenosi, vinhos deliciosamente sedutores de Ascoli Piceno.
Ascoli Piceno
Nós atravessamos a Itália de um oceano a outro, do Tirreno ao Adriático, ficou faltando o Jônico… Foi sensacional aquela deliciosa e ensolarada manhã toscana e irmos em direção a Ascoli Piceno, uma cidade linda, medieval de cerca de 50 mil habitantes e quase toda construída com mármore Travertino.
Grottammare
Ela estava repleta de obras de restauração e por conta disso nossa hospedagem acabou sendo na simpática Grottammare, onde conhecemos o simpático, culto, educado e generoso Giuseppe Epifanio da GioWine.
A GioWine é uma empresa americana que cuida da representação e vendas de alguns famosos produtores de vinho de qualidade, para toda America, caso dos famosos Masi e Mazei por exemplo.
Nosso convite vinha por parte do trabalho da GioWine e claro dos competentes e simpáticos Velenosi, outro produtor de alta qualidade dos representados da GioWine e de quem a Via Vini importa algumas maravilhas como o Lacrima di Morro d’Alba e o estonteante Ninfa (Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah)
Visitamos os Velenosi, degustamos diversos de seus vinhos, visitamos Ascoli Piceno e fomos jantar num elegante restaurante com vista para o mar de Grottammare, não tenho certeza do nome, acho que talvez Attico, com um interminável menu degustação acompanhado de diversos vinhos.
Acontece que teríamos que partir na manhã seguinte às 6hs., da manhã para chegarmos a tempo do check in em Fiumicino… e o jantar agradabilíssimo e delicioso acompanhado de ótimos vinhos Velenosi a conversa deliciosa com Giuseppe, André e nossos Amigos do Giro d’Itália, foi pela noite a dentro… Aliás se há uma frase verdadeira é: “Viagem é extravagância” do meu Amigo Ricardo Freire.
Eu que vinha segurando aquela gripe desde Carmigniano, abri caminho para ela ap passear por Ascoli, pois inadvertidamente sai sem o agasalho e o tempo virou, esfriou e até garoou… então quando chegamos ao hotel me dei conta de que dormiria apenas 3 horas… Imaginem isso. Bem, aproveitei até o finzinho…
Mas no dia seguinte dormi a viagem toda com total deselegância com meu Amigo Andre Maculan… Já me desculpei inúmeras vezes e o faço aqui por escrito e de público novamente… Sorry, isso não se faz, mas eu estava quebrado.
Abaixo você tem algumas imagens do que contei a vocês, Vejam.
Assim termino os relatos deste inesquecível Giro d’Itália, que deixou saudades dos Amigos que nos acompanharam, dos lugares visitados, dos vinhos degustados, das refeições fartas e variadas, dos passeios, das pessoas, dos momentos alegres, das risadas, das memórias das histórias, em fim, Saudades.
GRAZIE André, Grazie Amigos, Grazie Via Vini!!!
Sentados da esquerda para a direita:
Wantuil, Tuka e Serginho. Em pé Didú e André