O Vinho precisa de UNIÃO. Urgentemente!!!
Recebo de meu Amigo Carlos Abar da Product Audit, alguns números do mercado de Vinho que me deixam surpreso. O consumo não sai do lugar. A única notícia positiva é o crescimento do vinho rosé… Ou o setor se comporta como setor e nnao como concorrente, ou esse quadro vai demorar anos para mudar.
Quando digo setor me refiro a produtores nacionais, a importadores, a supermercadistas, lojistas, bares e restaurantes, mídia especializada, associações, entidades, etc..
É fundamental a UINIÃO de todos. Nunca se ouviu tanto falar de vinho, nunca se viu tanto evento, site, blog, youtubers, instagramers (existem esses termos?…), e gente de todos os níveis e competências falando sobre vinho e o resultado é a estagnação?!
Considero simplesmente inadmissível o comportamento separatista de meios de comunicação de promotores de eventos, de produtores e de importadores com uma visão absolutamente míope de mercado. É hora de mudar.
Vejam os gráficos da Product Audit que por si só se explicam…
Se é fato que 50 milhões de pessoas declararam ter consumido vinho no mês anterior (Pesquisa da Winext), temos um potencial enorme de crescimento de consumo. Basta tornar consumidor frequente esse consumidor esporádico.
A pesquisa não informa se a pessoa consumiu uma taça, uma garrafa ou mais. Mas se fizermos um cálculo muito simples de consumir 1 garrafa de vinho por semana, estamos falando de 50 milhões vezes 52 garrafas/ano o que totaliza 2.600.000 de garrafas/ano!!!! Ou seja, estamos falando de um volume que supera em quatro vezes o consumo atual.
Ora, como atingir isso? Precisamos lembrar que nossa cultura não é de vinho, mas de cerveja e de caipirinha. Precisamos lembrar que as pessoas bebem cerveja ou caipirinha e não estão preocupadas em entender disso, mas apenas beber. Porém o hábito do vinho cotidiano, tal qual encontramos na Europa por exemplo, vem da cultura, onde as pessoas tomam o vinho como um complemente alimentar e nnao estão preocupadas em entender do vinho, mas em tomar o vinho. Isso precisa ser construído no Brasil.
Não se constrói uma cultura nem um hábito de consumo sem um esforço de comunicação e para isso é necessário a UNIÃO do SETOR. Me parece bastante claro. Precisamos convencer esse consumidor esporádico a entender o vinho como um complemento alimentar com todos os seus benefícios à saúde, que nenhuma outra bebida oferece, como escrevi outro dia AQUI. Continuo defendendo 1 taça por refeição. Saúde!