Hotel Toriba, que saudade que eu estava…
Cadeira do corredor do terraço de entrada
Parece incrível, mas o Hotel Toriba é daqueles lugares que não me lembro quando estive pela primeira vez… Algo como o mar por exemplo. Sempre estive no mar, antes mesmo de minha consciência e memória poderem captar isso numa linha de tempo. Acho isso sensacional.
Placa comemorativa dos 80 anos
E mais sensacional é que esse verdadeiro patrimônio foi o palco da lua de mel de meus pais na década de 40. Aliás este ano ele comemora 80 anos! Depois frequentei o Toriba criança, com aquele escorregador que vai da portaria até o andar de baixo… não há quem não tenha escorregado por ali…
Passados os anos em que ia com meus pais e irmãos, veio a juventude, pois diversos amigos tinham casa lá em Capivari e eu passava férias de julho lá. Época do concurso de Miss Suéter no Tenis Clube… que saudades. Época em que a vida alegre de juventude irresponsável (conhece algo melhor?…) nos levava a tomar o café da manhã no La Cremerie, um bar de batidas… hahahahaa era assim ora. E à tarde qual era o programa de todo Mundo? Ir ao Toriba para o chá da tarde, impossível de resistir e que alimentava por um dia inteiro. Pois ainda é assim, acredite e com altíssima qualidade.
Depois veio a Nazira, namoro e Toriba… fosse hospedado fosse visitando para uma tarde gostosa ou um jantar romântico. Na sequência vieram os filhos e Campos continuou em nosso roteiro e eles tinham que conhecer e escorregar pelo mesmo escorregador que o pai deles brincou na idade deles, ora… e saborear as delícias do chá da tarde.
Claviculário do Toriba
E assim foi que o Toriba se incorporou à minha vida. Para você ter uma idéia eu sei de cor o poema do poeta Guilherme de Almeida que ainda hoje está no corredor de entrada do Toriba… Veja aqui neste link
Fazia tempo que não voltava a Campos e ao Toriba, mas conheci o simpático e educado Alberto L. Cesar, proprietário e bisneto do idealizador do hotel e que hoje está no comando desse verdadeiro templo de paz e natureza. Aliás, Toriba significa Paz, Alegria e Felicidade. Você sabia?
Didú curtindo a chegada da Primavera
Pois conheci o Alberto em feiras de Vinho, pois ele é um aficcionado do tema e inclusive é Sommelier formado, ficamos amigos e tive a honra de um convite para uns dias lá, o que aconteceu essa semana que passou.
Pois foi tanta surpresa, tanta coisa que preciso contar, que terei que dividir em diversos posts… Inclusive uma entrevista com o Alberto. Aguarde e acompanhe minhas mídias que você saberá. Saúde!