Giro d’Itália dia 9 – Ricasoli
Bem… nós saimos à tardinha de San Giustino Valdarno onde fica o Il Borro e fomos em direção ao Ricasoli. Não é longe, embora seja um tanto sinuoso o trajeto. Estamos falando de uma distância de uns cinquenta quilometros e aquela paisagem “da morire”…
Você verá logo no início do vídeo onde nos hospedamos, em cima de um café do próprio Ricasoli e bem em frente a Ricasoli.
Nos instalamos e fomos jantar. O André conhecia um belo lugar que era em Gaiole in Chianti… Um show de lugar…
Imaginem que eles maturam a própria carne que é pesada diante do Cliente antes de preparada… o preço varia pelo quilo da peça. Na foo abaixo à direita você pode ver um interessante design de taça de vinho… A comida é deliciosa e o ambiente idem…
No dia seguinte tinhamos a visita ao Ricasoli. Ricasoli é o mais antigo produtor da Itália e pertence à mesma família, desde 1141!!. O atual Barone Ricasoli é o simpático Francesco Ricasoli, 26a geração que você pode ver na foto abaixo com o André Maculan…
Francesco Ricasoli e Andre Maculan
Depois de nosso café da manhã que ficava exatamente em baixo de nossos quartos, fomos conhecer as instalações, vinhedos e degustar os vinhos do famoso produtor. Fomo recebidos e ciceroneados pela simpática e competente Elizabeta, prima de Francesco. Ela nos mostrou tudo, inclusive o museu que há no Castelo di Brolio, na área que foi construída para uma visita do Rei, que não ficou mais que duas horas… porém não podia ser filmado em função de segurança para evitar que a divulgação motive iniciativas escusas de assalto às relíquias…
Mas nós pudemos conhecer diversos apetrechos do Barone Betino Ricasoli, a respeito de suas pesquisas e estudos. O homem era realmente dedicado ao conhecimento.
Aliás foi ele quem definiu a “receita” do Chianti que foi copiada por tantos e que levou o vinho ao reconhecimento mundial, onde a Sangiovese era prioritária… com 70% à base de Sangiovese, 15% de Canaiolo e 15% de uvas Malvasia Bianca. Betino foi também fundador do Consorcio Chianti. Assita ao vídeo que você vai gostar.
Tivemos um almoço delicioso em companhia da Elizateba no agradável restaurante do Castelo, um show onde não faltaram grandes vinhos, muita alegria e duas belíssimas grappas Ricasoli…
Fomos no final de tarde visitar Siena e comprar um panforte autêntico de siena, no caminho, paramos em um supermercado e vejam o que encontro lá…
Tinha do branco e do tinto, com embalagens descartáveis de 5 litros para serem enchidas… Que tal gente? Por que o vinho brasileiro prefere reclamar em lugar de se mexer? Não valeria à pena montar um esquema desses com uma rede de supermercados?… Fica a dica do “chatododidu”… Vinho Sfuso cazzo!!!
Em Siena tivemos uma noite deliciosa e jantamos no delicioso Enoteca I Terzi, a convite do generoso Francesco Ricasoli. Um espetáculo. Eu era o próprio ganso do Périgord com o funil na boca…
Vejam isso…
O Andre me contou um fato que eu pedi que repetisse para eu gravar, pois vale muito saber… Ricasoli não é brincadeira… Veja.
No dia seguinte pela manhã teríamos ainda um café da manhã de despedida e tivemos a companhia simpática de Francesco. Abaixo um momento em que o Andre falava de negócios com ele…
Que saudades dessa viagem… Saúde!!