São Paulo WINEFEST 2023
A convite da minha amiga Fernanda Fonseca, fui no sábado passado até São Roque para algumas visitas organizadas pelo São Paulo winefest para alguns jornalistas, colunistas, blogueiros e “instagramers” (existe essa palavra?…), do mundo do Vinho.
O evento vai até dia 27 de agosto e o seu auge será este fim de semana agora, 26 e 27 de agosto. Vale conferir as atrações.
O São Paulo Wine Fest é uma iniciativa do Marcelo Coppelo e do Sergio Queiroz, do rio de Janeiro, experimentados profissionais do vinho, no jornalismo e em eventos.
Eu adorei a idéia por diversos motivos; primeiro que São Roque é um lugar fenomenal, perto de São Paulo, que tem muito mais turista por ano que a Serra gaúcha. Acredito, estamos falando de 1,5 milhão de pessoas/ano visitando São Roque pelo vinho!
Segundo motivo é que esse festival que reunirá também e principalmente os vinhos finos, com importadores e produtores brasileiros, dá a oportunidade de se provar de tudo e parar com essa bobagem elitista de considerar o vinho de mesa algo inferior. Não é.
Nessa visita que fiz três pontos me agradaram demais:
- Conhecer o projeto de incubadora da vinícola XV de Novembro que recuperou uma antiga adega familiar centenária e está permitindo que qualquer pessoa produza seu vinho com o apoio técnico da uma enóloga competente e entusiasmada, aberta a novos caminhos. Falo da Enóloga Marite Dal’Osto
- Começam a surgir diversos produtores investindo em vinhos de mesa (uvas não vinóferas), mais bem feitos. O Pet Nat de uva Isabel produzido lá na XV de Novembro pela Maite, que merece estar na mesa de qualquer brasileiro. Uma delícia de vinho descompromissado, festivo e agradável (repeti diversas taças) e que valoriza algo que é patrimônio nosso. A uva Isabel, como outras americanas, são castas patrimoniais brasileiras. Temos que prestigiar. Lembrando que o tal do “foxado” que é o antranilato de metila, não é defeito, mas tipicidade e por sinal nesse Pet Nat ele está muito delicado e há truques de enologia para isso que a craque Maite me contou. Foxado que existe também em diversas castas vitis como a família dos moscatos. Chamo a atenção dos comunicadores do vinho para isso. Respeitem o vinho de mesa, líder de mercado no Brasil desde sempre.
- Pela altitude de São Roque e seu perfil climático se encontra tanto vinhedos de dupla-poda, ou poda de inverno como os vinhedos com cobertura. Os empresários da nova geração lá, estão todos empenhados e comparar o comportamento de cada um para cada tipo de vitis. Isso é sensacional e certamente vai gerar muita novidade.
Dois destaques que você precisa experimentar:
Isabel delicioso, festivo, muito bem feito
O melhor vinho da Góes secondo me. Super Show.
Se vale a minha dica, aproveite esse próximo fim de semana e vá a São Roque, seu conhecimento sobre vinho vai dar um salto. Neste link há a programação e os preços.
No vídeo abaixo mostro alguns momentos dessa visita que você vai gostar, muita curiosidade e informação. Saúde!