Giro d’Itália dia 8 – Il Borro
Conheci o vinho o vinho Il Borro na década passada, na importadora Acqua Santa da Adriana Grasso, que ficava na rua Oscar Freire e onde conheci também a Gabriela Monteleone, que começava sua carreira de sucesso. Inclusive tivemos lá na Acqua Santa algumas degustações da Confraria dos Sommeliers.
Agora anos e anos depois conheci o Il Borro, in loco, Hotel, Spa, Haras, Vinícola, Restaurante, um show de projeto que recuperou um borgo abandonado e transformou o lugar num paraiso de qualidade e sustentabilidade.
O convite veio do meu Amigo Andree Maculan da Via Vini, que importa os vinhos Il Borro de Ferruccio ferragamo. A visita foi um espetáculo, e abrilhantado pelo conhecimento e simpatia da nossa cicerone a Laura Mariani
Esse dia começou com uma visita a um lugar absolutamente inesperado… imagine que estávamos atrás de um endereço onde encontraríamos o vinho Bakanali, um vinho natural que é de produção de um Amigo do André. queria trazer o vinho para o Ramatis. Acontece que esse produtor havia se casado e estava em lua de mel… assim nos sugeriu uma loja bar onde havia o rótulo, que afinal o André me presenteou e não me deixou pagar… vinho espetacular, diga-se. O lugar era o inesperado Vineria Aperta, Se você um dia for a Montalcino, procure conhecer o lugar.
Vineria Aperta
De lá seguimos para o Il Borro, o famoso projeto de Ferruccio Ferragamo e que a Via Vini importa para o Brasil. Fomos recepcionados pela Laura Mariani que sabia tudo e mais um pouco e foi uma simpatia de pessoa conôsco.
Alessandro del Borro
não sabia a razão do nome Il Borro e lá conheci a origem… esse cidadão acima foi um dos diversos proprietários desse Borgo que hojé de Ferruccio Ferragamo, e hoje há um vinho em homenagem a ele, sempre em Magnum e sempre 100% Syrah que é produzido apenas em grandes anos…
Visitamos a belíssima e enorme propriedade e degustamos diversos vinhos, inclusive um exclusivíssimo espumante de Sangiovese rosé de uma elegânica e uma classe digna dos Ferragamo, além, claro dos Il Borro.
O projeto é totalmente dedicado a sustentabilidade tudo é orgânico e eles estão desenvolvendo inúmeros experimentos em vinificação. Adorei o que vi. Gravei tudo para vocês terem uma idéia. Prefiro gravar que escrever, afinal o vídeo mostra o lugar, o que é e as pessoas falando, muito melhor do que eu descrevendo e contando o que disseram… Curtam esse nosso dia em Montalcino no Il Borro. Saúde!