Giro d’Itália dia 7 – Altesino
Nosso dia contemplava Altesino, onde havíamos dormido numa super agradável pousada ao lado dos escritórios deles.
Nós teríamos a visita na cantina ciceroneados pela própria Elisabetta Gnudi Angelini, proprietária do famoso Brunello di Montalcino. Mas aquelas surpresas que muitas vezes nos desagrada… ela não estava, teve uma viagem inesperada e não pode estar. O André Maculan que representa seus vinhos já a um bom tempo, ficou muito frustrado, com justa razão e eu idem, afinal, essa mulher daria uma bela de uma entrevista…
Imaginem que Elisabetta Gnudi Angelini, que se dedicava a produção de teatro e cinema, depois de ficar viuva prematuramente de seu marido Paolo Angelini (Indústrial da área Farmacêutica) e ter tido com ele dois filhos, Igino e Alessandra, tornou-se membro do Conselho de Administração da Angelini na década de 1990, mas em 1998 ela decidiu vender sua participação na empresa e assumir um desafio que a excitou. “Depois de produtos farmacêuticos, o vinho é a melhor droga” afirmou.
Em 1997, Elisabeta comprou o Borgo Scopeto, uma propriedade na área de Chianti Classico. Alguns anos depois, ela se tornou proprietária da Caparzo, uma vinícola de Montalcino de vários anos, aquela do filme Cartas para Julieta… e finalmente, em 2002, ela teve a oportunidade de comprar Altesino, um dos mais prestigiados produtores de vinho na área de Montalcino.
Por tanto era assunto farto para uma boa conversa… ficou para uma próxima para azar meu e dela, claro…
Mas como a vida sempre nos surpreende, fomos recebidas por uma moça super competente, sabia tudo, Sommelière que seguiu os passos da Mãe e faz aquilo com destreza, conhecimento, simpatia e educação. Foi um show a recepção da Ima que você verá no vídeo abaixo, onde fica sabendo absolutamente tudo de Altesino…
À noite nós não voltaríamos a dormir na mesma agradável pousada, mas em Montalcino num albergo histórico de mais de 300 anos, falo do Albergo Il Giglio.
Mario e Didú
O Mario fazia tudo lá no Giglio… desde recepcionar, estacionar os carros que não podem ficar naquela parte de Montalcino, supervisionar a operação toda, que incluía sua esposa e um casal de filhos e ainda ser o Maître sommelier do Restaurante que era o máximo! Ele colocou os mais velhos no primeiro piso e os mais jovens no segundo, eu adorei… afinal já esavamos com um bom peso de garrafas nas malas… Veja abaixo o cardápio do Menu Degustação…
À noite tivemos um jantar oferecido pelo Altesino, (que aliás ofereceu também a hospedagem, acho que se sentiram mal pela ausência), no próprio Giglio… foi bem engraçado que o Mario serviu um delicioso Ca’ del Bosco e se serviu também para brindar… assim na maior… hahahahahaa e tivemos ainda uma Magnum como você verá no vídeo. No dia seguinte a filha Alessandra veio ter com o André para se desculpar pessoalmente da ausência da Mãe, parece que estavam discutindo a compra de uma propriedade em Marema, o tempo dirá. Curtam o vídeo. Saúde!!