Marcelo Retamal, competente, sincero, honesto.
Com Marcelo Retamal
Que orgulho que tenho dessa amizade. O enólogo Marcelo Retamal, entre os melhores que conheço, além de ter um enorme conhecimento, é sincero e honesto em suas opiniões.
Coincidimos em nosso pensamento a respeito de vinho. Há inevitavelmente dois mundos distintos, um mundo onde o enólogo é o maestro e manipula de todas as maneiras possíveis a fermentação e o afinamento do vinho para conseguir seu objetivo e há os enólogos que não querem interferir em nada pois acreditam mais na qualidade de suas uvas, confiam em suas leveduras e esperam o milagre da vida em transformação.
O Marcelo faz parte desse segundo grupo e produz maravilhas. Ontem, a convite da Decanter eu estive na Enocultura para ouvir o Marcelo Retamal, matar as saudades do Adolar Hermann que está esbanjando disposição e degustar cinco preciosidades que são caras mas são preciosas e únicas, inimitáveis pois são de vinhedos sem quimicos e de fermentações espontâneas.
O desfile de Preciosidades
Pela primeira vez na minha vida, eu que sempre fui defensor da biodinâmica e sempre estou cutucando enólogos a respeito disso, pela primeira vez ouvi de uma pessoa respeitada no Mundo do Vinho uma resposta verdadeira, sincera e humilde.
Perguntei ao Marcelo se ele usava em algum de seus projetos os conceitos biodinâmicos. Ele me respondeu que não, por que não tem o conhecimento necessário e nem a competência para faze-lo, mas que gostaria. Mas que seria necessário estudar muito para faze-lo.
Isso não é nada comum em enólogos que normalmente de forma até arrogante preferem ridicularizar a biodinâmica do que falar com humildade e sinceridade. Parabéns ao Retamal.
Bem, como de costume gravei alguns momentos desse presente e fiquei feliz em saber que ele agora faz vinho também em San Lucar de Barrameda, um vinho tranquilo, não fortificado mas com flor… já estou salivando e não vejo a hora de provar. Aproveitem o vídeo. Saúde. Grazie Adolar e Enocultura.