I Love Italian Wines
Ontem eu estive no evento da Italian Trade Agency, super bem organizado, como sempre, pela Alessandra Casolatto, lá no Renaissence SP.
Ultimamente tenho gostado de participar das Masterclasses e depois circular no salão para rever pessoas. é simplesmente impossível se degustar vinhos nesses eventos. Mas é assim…
O Jorge Lucki fez uma belíssima seleção de vinhos da Itália, privilegiando regiões, vinhos, castas e estilos pouco conhecidos pelos brasileiros. Eu gravei alguns momentos para você ter idéia de como foi. Lamento que o ITA não tenha providenciado a gravação da Masterclass, seria educativo, construtivo e fiaria em seu site. Fica a dica ITA. Aliás já a do ano passado com o Diego Arrebola estava fantástica também e já era, já foi e não tem registro.
Portugal vende mais vinho no Brasil que a Itália por dois motivos: Se promove muito mais e vende muito vinho simples em Supermercados com enormes promoções e importação direta a esse canal de vendas. A Itália precisa se mexer se pretende tirar proveito da enorme quantidade de oriundi que tem por aqui.
Outra coisa é Educar, Degustar, Promover, Comunicar. O vinho no Brasil ainda não entendeu o brasileiro e vive lutando pelos que já adquiriram um pouco de sua cultura, mas o potencial é imenso. Basta lembrar que se quem consome vinho ou declara ter consumido vinho no último mês, bebesse 1 taça por refeição, não haveria vinho para atender esse mercado.
E vejam que não estou falando dos que ainda não consomem…
Bem, assunto para seminários e horas de discussão. Eu gravei muito para vocês, mas ontem, tarde da noite quando fui editar era muita coisa, ent∫ão optei por eliminar as falas institucionais dos organizadores e do Cônsul, aos quais me desculpo, e priorizei o que mais nos interessa que era a Masterclass.
Abaixo alguns bons momentos para você. Saúde!