Vertical de Le Dix
Foi uma delícia e muito gratificante a degustação vertical de Le Dix, este delicioso chileno com alma e mãos francesas de ninguém menos que Barons de Tothschild – Lafite.
Com a presença de Jose Tomás Hurrutia, gerente de exportações da bodega e da querida Giuliana Ferraro embaixadora dos vinhos Los Vascos, o encontro super bem organizado no agradável Wine Bar da Mistral no Shopping Iguatemi, lugar do qual sou frequentador assiduo. Ótimo lugar para ponto de encontro, com uma tacinha de alguma boa garrafa.
Normalmente não me agrada encontros com o pessoal comercial das vinícolas, muito focados em vendas e com conversa marketeira, prefiro muito mais os enólogos, mas o Jose Tomás faz parte de um seleto grupo de pessoas simpáticas e apaixonadas pelo que fazem. Gosto de gente assim. ele foi anos da Emiliana e já tem mais de seis anos em Los Vascos.
Jose Tomás Hurrutia
Nós degustamos: Cromas das safras 2019 e 2005 e Le Dix das safras 2018 (92% CS, 8% Syrah) a 2014 (85% CS, 10% Carmenère e 5% Syrah), a safra 2010 a do terremoto e uma das minhas prediletas, com grande frescor e elegância (85% CS, 10% Carmenère e 5% Syrah) e a 2004 100% CS.
Interessante que como você poderá ouvir no vídeo que gravei, nenhuma das safras tinha o mesmos assemblage, algumas inclusive misturava outros terroirs e todas seguiam uma linha condutora da marca Rothschild-Latite. Achei isso notável. Agradeço a Mistral pelo convite e cumprimeto a Los Vascos pelo trabalho consistente. Grande vinho que está na faixa dos R$ 700,00.
Fiquei particularmente feliz em saber que 50% dos vinhedos de Los Vascos é hoje orgânico certificado e que rumam aos 100% inclusive nos vinhedos da França.