Simplesmente Vinho 2023 10º dia.
Bem meus Amigos, como prometido, postei aos poucos essa minha fantástica viagem a Portugal a convite do Simplesmente… Vinho 2023 a convite do Amigo João Roseira. Hoje chego ao último dia de visitas, o décimo dia. Imaginem o condensado de tudo isso…
Isso tudo foi condensado nos posts já publicados e completados com este último…
Acordei cedinho numa manhã fria fria em Caldas da Rainha. Esperava a Joana Vivas, mas quem chegou foi seu irmão mais novo, que lamento não ter anotado o nome. Peço desculpas. Aliás desculpas aos dois irmãos que aparecem nos vídeos mas dos quais não anotei e não lembrei os nomes. Desculpem.
Os vinhos Serra Oca são produzidos na Quinta do Olival da Murta junto à Serra de Montejunto, onde foram buscar a inspiração para o seu nome. As uvas são vinificadas de forma simples, privilegiando o tempo como fator fundamental para a qualidade dos vinhos. É uma produção familiar de pequena quantidade.
Joana Vivas
A Joana Vivas é uma mulher forte. Ve-se isso em seu semblante. ela representa essa nova geração herdeira de produtores de vinhos de volume e que resolveram produzir qualidade sincera dentro das garrafas, em lugar de vinhos simples de volume ou mesmo de vender as uvas.
Cautelosos fazem isso de vagar, em seu tempo e estão fazendo um justo sucesso, pois seus vinhos são muito bem feitos, com muita tipicidade, autenticidade e qualidade. O local que já foi Quinta da Murta nos tempos de seus avós que não registraram esse nome e hoje se chama Quinta do Olival da Murta é um espetáculo, como se pode ver no vídeo.
Eles esperam transformar em eno-turismo logo, inclusive já fazem vários eventos culturais e inclusive abrigam alguns pequenos produtores como o caso do Daughters of Madness que aparecem em um dos posts do Salão Simplesmente Vinho. Espero que isso aconteça logo, pois o lugar é lindo e eles merecem.
Vinhos Serra Oca
Depois de um almoço delicioso com os vinhos Serra Oca (veja no vídeo a delícia da sala de jantar deles) ainda tive outra grata surpresa com uma deliciosa sobremesa que eles chamam de “Farófias”… eu filmei. E só de rever eu salivo. São os “Ovos Nevados”, ou “Île Flottante” que minha Mãe fazia como ninguém e chamava-os de “Nuvens”. Estava dos Deuses… assista ao vídeo babe…
Tomás Emidio – Quinta Várzea da Pedra
Logo chega para me buscar o simpático e atencioso Tomás, que fez a gentileza em trazer os vinhos da Marta Soares e do Rodrigo Filipe que o Ramatis está querendo trazer de Portugal para o portfólio da Natural Vinci.
Aliás esses vinhos já eram para ter vindo na minha outra viagem em dezembro quando visitei o espetacular WOW e depois fiquei hospedado no Paraíso Biodinâmico do meu amigo Vasco Croft… e acabou não dando certo.
Desta vez o Tomás fez essa gentileza e inclusive me ajudou a embalar tudo direitinho para despacho aéreo com a bagagem suplementar que o João Roseira me arranjou… Ufa…
Saímos de lá e fomos em direção à Quinta Várzea da Pedra. O Tomás embora com idade para ser meu filho, é um ex-publicitário como eu. E publicitário quando se encontra logo se sintoniza, especialmente nesse mundo do vinho que é simplesmente pré-histórico em termos de comunicação. Basta ver este vídeo que abre seu site…
Super Show não?… O Tomás é outro desses casos estão surgindo em toda parte de Portugal. Novas gerações assumindo antigos vinhedos de volume da família e investindo em qualidade para agregar valor ao rótulo e ter satisfação com o vinho que fazem. Adorei ver isso lá.
A Quinta da Várzea da Pedra está no Bombarral, região oeste de Portugal, entre o Oceano Atlântico e a Serra do Montejunto.
“… Tal como a região que a acolhe, também a sua história está marcada pelo calor do sol, a rugosidade da terra e a frescura do mar”… lindo não?
Dos antepassados herdaram a obstinação e o prazer que a vinha oferece. Mas hoje, essa 4ª geração, está reinventando os hábitos e as tradições antigas para produzir vinhos com muita sinceridade. Vinhos com grande mineralidade, com salinidade e acidez marcada. São vinhos emocionantes, criativos, com identidade… repletos de sabores que como descrito no catálogo do Salão “… simplesmente… até dançam na boca.”
O Curtimenta que falei…
Em 2022 nasceu seu filho e ele fez um Arinto, que provamos, para guardar para o menino. Lindo isso, coisas do Mundo do Vinho, fiquei emocionado ao provar.
Seus vinhos são todos muito gostosos, uma linha grande e de rótulos lindos, veja o site dele como é clean e informativo. Os vinhos dele chegam pela EVintage e o curtimenta está na faixa dos duzentos e trinta e nove reais e vale cada gota.
Visitamos as instalações, os vinhedos, conforme você verá no vídeo e terminamos jantando num bar sensacional perto do hotel onde estava hospedado, aliás a convite do Tomás. Esse bar muito simpático é frequentado por produtores de vinho e músicos e pudemos ter a companhia do irmão do Tomás com sua esposa que trabalha na Quinta (ela aparece no vídeo) e faz de tudo e sabe de tudo enquanto o Tomás se dedica ao seu talento em produzir maravilhas. Adorei conhecer o Tomás e ver seu trabalho sendo reconhecido. Fomos deitar tarde da noite e no dia seguinte ele veio me buscar no hotel e me deixou no aeroporto onde ainda tomamos um café antes do meu embarque.
Grazie Amigo. Aproveitem o vídeo e se puderem acompanhem o site do Simplesmente Vinho e programem-se para acompanhar o do ano que vem. Vale a pena. Saúde!!