Master Class de Escudo Rojo
Semana passada, por ocasião do lançamento da nova safra do Baronesa P., esteve em São Paulo o enólogo Emmanuel Riffaud, que é o Diretor Geral da Baron Philippe de Rothschild Chile e Enólogo-Chefe e a World Wine aproveitou para reunir alguns nomes do colunismo do vinho em São Paulo e promover uma degustação com Master Class do enólogo.
Emmanuel Riffaud e Didú
O Emmanuel é uma simpatia, educado e elegante, além de competente, claro, ele deu um show de conhecimento ao discorrer sobre as diferenças entre Bordeaux e Chile e falar de sua experiência com as diferenças climáticas e de solo e sua obstinada busca de qualidade.
Foram degustados e comentados duas safras dos vinhos Baron Nathaniel (um deles com Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot e outro só Cabernet Sauvignon e Merlot), um Escudo Rojo (Cabernet Sauvignon, Carmenère, Syrah, Cabernet Franc e Petit Verdot), e duas safras de Baronesa P. O nome Baronesa P. (mesmo assemblage do Escudo Rojo). O nome Baronesa P. como se pode imaginar foi uma homenagem a Baronesa Philippine de Rothschild, filha do Baron Phillipe de Rothscild, e que tinha muito carinho pelo Chile, tanto que tem lá dois projetos que saíram de sua decisão, uma associação com a Concha y Toro no vinho Alma Viva e uma vinícola própria onde produz o Escudo Rojo e o Baronesa P.
O evento organizado pela minha Amiga Carol Orantes, aconteceu na sala privée do N.B.Steak e estava delicioso. Eu gravei alguns momentos do que falou o Emmanuel Riffaud para que você saiba também.