Simplesmente… Vinho 2023 dia 5
Simplesmente… vinho 2023 Bombando…
Havia ido dormir tarde no dia anterior e por conta disso acordei mais tarde no segundo dia do Simplesmente… vinho 2023, mas por sorte há o hor®ário reservado a imprensa, que é o momento mais vazio e onde se consegue conversar com os produtores mais a vontade um pouco e provar dos vinhos e saber de suas histórias… corri para lá e logo encontrei a Filipa Pato que é um doce de pessoa, simpática, talentosíssima, criativa, inquieta, mostrando bem filha de quem é…
Confesso que é para mim, bastante difícil conciliar o tempo e o objetivo com uma mostra como o Simplesmente… vinho. como disse em meu primeiro post (acho…), imagine 101 expositores, sendo a quase totalidade de vinhos muito interessantes e de personalidade, cada um com cerca de oito vinhos distintos… meu Deus…?! Como fazer? Então vou sempre nessa angíústia de já saber antecipadamente que não conseguirei aproveitar tudo. De qualquer forma, consegui gravar mais alguns ótimos produtores para você conhecer…
Bem, como você deve ter visto no vídeo acima, o meu Amigo Vasco Croft, que me hospedou recentemente em seu paraíso biodinâmico, um verdadeiro “xangrilá”… contiua firme em seu propósito e já tem gente trabalhando em seu enoturismo biodinâmico…
Tínhamos tanto a conversar que resolvemos ir almoçar fora do Simplesmente, pois como você deve ter visto no post anterior, é super legal pelo despojamento, qualidade da comida e o relacionamento informal entre pordutores e jornalistas, mas é impossível de se manter uma conversa particular… O Vasco e eu temos uma sintonia bem grande. ele demora para se soltar numa conversa, pensa antes de falar é seu jeito e por tanto, no meio de falatório não se consegue levar muito adiante uma conversa, mas depois ele embala é sempre muito divertido…
Fomos almoçar no Semea, que era pertinho e onde o João Tavares de Pina havia me levado em dezembro quando tomamos todas lá… Nem levamos vinho, afinal no ritmo do Simplesmente… uma pausa no almoço cairia bem… foi estranho, confesso, ainda mais pela comida extraordinária do Semea, mas era imperativo isso, pois do contrário teria que ir tirar uma boa soneca, afinal ainda tinha a tarde toda e um jantar com os Vignerons… Foi uma delícia, a própria caminhada ida e volta com céu azul e temperatura de 8ºpara nós brasileiros é mesmo uma grande raridade… e com um Amigo então?… nem se diga.
Na minha volta continuei na “via sacra” de um colunista de vinhos… e depois de mais várias taças, cofesso que dei uma cansada e pensei que seria uma boa uma pausa para um café e foi quando me encontro novamente meu Amigo Fernando Paiva, que me chama e me diz: “Tenho dois presentes para si…” Um era uma caixa de biscoitos que a Mariana, sua netinha linda que me considera um vovô brasileiro havia mandado para mim… (você acha que esse tipo de coisa acontece em feiras de vinhos normais?…) a outra, eram duas garrafas da Quinta da Palmirinha, inclusive uma do extinto vinhedo de Vinhão dele que era simplesmente o máximo!!
Guardei as garrafas no guarda-volumes e decidi que faria uma pausa com café e os biscoitos da netinha Mariana… mas era muita coisa, então convidei o Vasco e o Miguel, seu espetacular enólogo e assim demos uma bem vinda folga… Agora imagine isso, biscoitos da Mariana, companhia de Vasco Croft e Miguel Viseu, e o café do Hugo Ferraz da Tasteology o que se pode esperar mais?… e dentro do Simplesmente… Vinho!!!
Bem, era hora do programa Enxoval, ao vivo, com quatro “Vigneronnes” idéia genial da Sara Roseira para valorizar as mulheres… Foi um super show. Uma pena que a acústica do local e eu gravando com celular, não dava para salvar muito material, mas está aqui o registro da abertura do programa ao vivo direto do Simplesmente… Vinho 2023. Show!