Simplesmente… Vinho 2023 dia 3
Como comentei no final do post anterior, acabei por dormir em Cascais, que foi um sonho, pois pude re-visitar o Hotel albatroz onde fiquei com a Naziras no século passado e de onde guardo deliciosas lembranças… Aproveitei para “flanar” pela simpática cidade beira mar, elegante e com bons bares confeitarias e cafés. Procurei em vão um “Guardanapo” mas nem a doceira que frequentava existe mais… “Cambia, todo cambia” não é Mercedes Sosa?.. Mas parei para tomar um cafezinho em um local bem frequentado e a sra., à minha frente na fila pede: “… um garoto para mim…” hahahaaaa claro que não me contive e perguntei: Desculpe senhora, mas não tenho idéia do que seja um garoto… e ela me responde: é um cafezinho com um pouco de espuma de leite… rimos bastante e fui mesmo em um cafezinho curto espresso.
Logo toca meu “tele-móvel” era o Vitor Claro dizendo que logo chegaria, ele estava com a agenda apertada, pegar os filhos na escola, agora são dois e o Eduardo meu xará está um mocinho já… passa o tempo. Essas viagens acabam por nos tornar da família de alguns produtores. Como Vitor e a Rita, sua mulher é assim, temos intimidade e amizade quase de familiares… eu adoro isso. Imagine que o Vitor tinha também um exame por fazer, me mostrar seu projeto em Carcavelos, almoçarmos, para então partirmos para o Porto com seus vinhos para o Simplesmente… e conseguimos fazer tudo isso maravilhosamente bem, ouve até tempo para um “Guardanapo” pois o Vitor é guloso como eu e doiso como eu por um “Guardanapo” que está quase esquecido hoje em dia lamentavelmente…
Esse doce consiste em uma fatia de pão-de-ló cortado em quadrado, lambusado de creme de ovos, depois dobrado em triângulo (guardanapo) e polvilhado com açúcar de confeiteiro. Pois a caminho de seu projeto em Carcavelos, o Vitor para num bar de esquina, com doces incríveis e lá matamos a vontade… Show.
Bem… saindo do memorável bar de esquina, o vitor me leva a uma viagem no tempo… uma antiga vinha em Carcavelos onde ele está se dedicando a renascer esse outrora famoso vinho, hoje quase esquecido.
O lugar é lindo e eu adoraria que alguém com grana reavivasse o antigo palacete, montando um bom restaurante lá com as vinhas do Vitor ao lado. Adoraria. Bem, gravei com ele lá sobre essa empreitada e sobre Carcavelos. Veja:
Vitor Claro fala de Carcavelos
Tive depois o privilégio de provar seus experimentos em diversas barricas, estão todos delicosos e certamente farão sucesso.
O Vitor Claro e sua mulher Rita Ferreira, têm no norte Alentejo, na Serra de São Mamede, um recanto dos sonhos com vinhas velhas e com vista para a Espanha. As vinhas velhas em solos xistosos a 750m de altitude estão acima daquele calor alentejano, num colorido de castas locais (Alicante Bouschet, Tinta Francesa, Moreto, Castelão, Trincadeira e outras). O potencial da região de Portalegre, que deveria ter denominação própria “secondo me”, candsam de dar exemplo de frescor em seu terroir. Lá nasceu o projeto Dominó. Lá eles encontraram a energia para realizarem juntos vinhos frescos, honestos, com rusticidade elegante que hoje já são mais de dez! Abaixo dois rótulos deles, pois acabei por não gravar com eles no simplesmente , lamentavelmente… No próximo eu desforro, prometo.
Bem, seguimos nosso roteiro de exame, pegar os “miudos” na escola, almoçar e pegar a estrada rumo ao Porto.
Chegando lá, fomos diretamente ao Simplesmente, onde a montagem acaba de se fazer e onde trocamos as malas de carro, pois a Sara e o Gustavo, filhos do João Roseira (que carregam um piano lascado no Simplesmente), riam me deixar no simpático AirBnb que o João havia alugado para mim. No próximo post mostro para vocês…
Era hora de se apressar e ir encontrar os jornalistas e alguns produtores no Prova. O Prova é um bar de vinhos no Porto, do Sommelier Diogo Almada, muito simpático e onde todos os anos acontece a coletiva de imprensa. Estava bombando e fui surpreendido com o João me citando primeiramente, com tanta gente mais importante que eu lá.. Eu gravei suas palavras e o clima do encontro, vale a pena. Veja:
Bem, claro que essa farra foi longe, como sempre, e acabei indo me deitar tarde… e no dia seguinte tinha o primeiro dia de Simplesmente… Vinho 2023. Semana que vem mostro para vocês. Saúde!!