Dicas do Didú #26012023. Vinhos de Guarda
O sonho de qualquer amante de vinho é ter grana e método, disciplina e local, para guardar vinhos para o futuro, até muitos que nem chegarão lá querem isso…
Os vinhos de guarda, como se chama esses vinhos que têm vida longa e melhoram muito até seu ponto ideal, são vinhos que precisam ter estrutura, acidez e taninos bem presentes.
Esses vinhos têm um ciclo de vida, entre sua extrema juventude, quando abri-lo é o próprio infanticídio, depois ele vai subindo, polimerizando os taninos e evoluindo a integração dos mais de quinhentos componentes vivos que um vinho possui. Quando chegam a sua plenitude, e cada vinho tem sua data dependendo desses componentes todos citados acima, são o supra-sumo. É o momento em que você reconhece que se trata realmente de um grande vinho. Quem já pode provar um vinho em seu apogeu sabe disso.
Porém, mesmo você não sendo um Barão, mesmo que sua adega seja modesta, há alguns bons vinhos para você comprar agora e tomar daqui uns dez anos. Eu fiz uma relação de dez vinhos, sendo tres brancos. Sim, alguns branco também evoluem magnificamente bem e como as pessoas, trocam sua vivacidade e frescor da juventudo por compexidade e charm irresistiveis depois que amadurecem, oferecendo uma diversidade de aromas e complexidade de sabores que, para mim, compensam largamente. Não são todos, mas há bastante.
Acompanhe as dicas e faça essas compras, tenho certeza de que em 2033 você vai me agradecer… Saúde!