Dicas do didú #05012023
Começo o ano com o dicas do Didú inteiramente dedicado a rosés. O vinho rosé tem extraordinária versatilidade. embora o ideal seja para as comidas de verão especialmente as provençais, como , saladas niçoise, os canapés, os vinagretes, os fruto do mar, etc., esse vinho costuma funcionar como um coringa para várias situações, sendo maravilhoso com as frutas (com figo é maravilhoso, com morango idem), passando pelos pratos descritos acima, passando pelas aves, os perus (quando criança não havia perú sem rosé…), ido até com pizzas por exemplo, capaz de harmonizar com escolhas bem distantes como mozzarella, alice, e portuguesa por exemplo.
O importante em um rosé, não é a cor, que pode ter uma variável enorme de lindas tonalidades. A côr é apenas algo de gosto pessoal. Um rosé deve ter o frescor de um branco e a estrutura quase de um tinto. de um tinto leve certamente e algumas vezes até de um tinto de médio corpo. E algo fundamental e desafiador ao produtor; não deve ter nem amargor e nem dulçor.
Aqui você tem nada menos que 26 opções de rosés bem feitos, todos obedecendo a descrição acima, e de diversas faixas de preços de diversas partes do Mundo e diversas castas diferentes. Aproveite. Saúde!