Algumas perguntas para Carlos Abar
Conversei com o meu Amigo Carlos Abar da Product Audit, a mais antiga (1992), empresa de dados de mercado de bebidas (não só vinho) do mercado, e aproveitei para lhe encaminhar algumas perguntas sobre o mercado de vinhos no Brasil. Abaixo as respostas encaminhadas. É o chamado “pé no chão”. Aproveite.
Carlos Abar e Didú no Wine Actors que você pode assistir AQUI.
Didú amigo, segue as repostas da entrevista e em anexo a tabela de per/capta até 2021 (não fechou ainda 2022) e por tipo de vinho até agosto de 2022.
1) Como vocês estão vendo o mercado de vinho em 2023? Estabilidade, crescimento ou diminuição?
R: Vemos uma tendencia de estabilidade ao longo de 2023, apesar disso observamos um crescimento dos vinhos brancos e roses para o próximo ano.
2)Por que?
Analisando os números de importação como previmos temos uma diminuição, reflexo do over stock de vinhos (principalmente de tintos de baixo preço) o qual está sendo diminuído neste momento. Isso gera a estabilidade do consumo, porém a queda na importação. Com o dólar alto e a volta da abertura de bares e restaurantes acreditamos que o vinho não crescerá tanto em 2023.
3)O consumo de vinho afinal cresceu ou não cresceu com a pandemia?
R: Sim o consumo de vinhos cresceu na pandemia mas não tanto quanto as importações e produção nacional, e é por isso que tivemos um over stock durante o ano de 2022.
4)Afinal qual é hoje o consumo per capita do brasileiro incluindo os vinhos de mesa?
R: O Consumo per capta somente de vinhos (sem contar os espumantes) foi de 1,8 litros per capta no fechamento do ano de 2021
Acreditamos que esse número deve ficar estável para 2022.
Gosto deste gráfico que mostra que o vinho só cresceu mesmo no plano cruzado naquela explosão de consumo. Depois quem continuou crescendo foi o espumante.
5)Você acha que ficou o hábito do consumo do vinho em casa, que foi uma grande notícia para o setor em 2020/2021? Ou voltou tudo ao normal?
R: Acreditamos que houve um aumento no consumo do lar durante os anos de 2020 e 2021. Este crescimento acreditamos que não irá se perder, porém em nossas analises vai se manter estabilizado durante 2023.
6)Vejo constantemente informações de institutos de pesquisa dando conta de crescimento de consumidores de vinho, porém isso não tem refletido no aumento de consumo, ao menos do que tenho ouvido no mercado. Estou errado? O que acontece de fato?
R: O número de consumidores de bebidas alcoólicas no Brasil em geral tem uma tendencia a aumentar devido 3 fatores. Primeiro o aumento da população o qual reflete diretamente no aumento de consumidores. Segundo a população está mais velha (proporcionalmente) e terceiro o brasileiro está aprendendo a beber mais e melhor, porém estamos ainda muito abaixo comparados a outros países da América Latina como por exemplo o Mexico.
7)O caminho de crescimento é mesmo o do Espumante? Por que?
R: Acredito muito nos espumantes tanto importados quanto os nacionais. Primeiro pela ótima qualidade dos produtos. Segundo pela ocasião de consumo que é diferente do vinho. Temos que levar em conta também o investimento de Multinacionais neste setor como por exemplo a Moët-Hennessy e Henkell-Freixenet.
8)Orgânicos, Biodinâmicos e Naturais é moda ou tendência em sua opinião?
R: São uma tendencia mundial, apesar de acreditarmos que a longo prazo sempre terá um público e nicho específicos.