Um dia com Vasco Croft
Didú e Vasco Croft
Tive a sorte de ter sido hospedado pelo querido Amigo Vasco Croft, nessa minha viagem a Portugal. Foram cinco dias de convívio onde pude filmar alguns takes para mostrar a vocês a maravilha que é seu lugar, sua autenticidade e seu projeto.
Conheci o Vasco no primeiro Simplesmente Vinho. Foi daqueles encontros que são reencontros. Nazira se encantou com ele e a Nucha, tivemos muitos momentos deliciosos juntos, aqui no Brasil e lá em Portugal. Momentos sempre saudosos. Daquelas pessoas que você reencontra na verdade…
O Vasco Croft é o fundador da vinícola Aphros, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, é de origem é um arquiteto e designer de interiores mas descobriu o seu dom e a verdadeira paixão vivendo como produtor biodinâmico. O Vasco é daqueles biodinâmicos de raiz. Estudou nas escolas Waldorf e sabe absolutamente tudo a respeito de Steiner. Como costumo dizer, não acredito em vinho biodinâmico cujo produtor não seja ele próprio um biodinâmico. O Vasco é.
Em 2002 o Vasco herdou a Quinta do Casal do Paço Padreiro, propriedade praticamente abandonada que está na família desde o século XVII. E foi lá onde, após uma restauração, pôde dar vazão ao espírito criativo, elaborando alguns dos maiores vinhos naturais de Portugal.
Seu projeto aos poucos está se tornando uma maravilha, uma espécie de Xangrilá Biodinâmico. Merecia estar no roteiro de qualquer apaixonado por vinhos sinceros.
Veja algumas imagens no vídeo abaixo. Saúde!