Vinum Brasilis 2022
Pétrus Elesbão
Este ano, mais uma vez tive o prazer de acompanhar a excepcional Vinum Brasilis de Pétrus Elesbão. O Pétrus, de nome predestinado é a pessoa por trás dessa iniciativa, que merece todo o reconhecimento do Vinho Brasileiro.
Com uma dedicação rara ele atingiu sua 17a edição da Feira de Vinhos de Brasília, exclusiva de Vinhos Brasileiros. Algo que considero hercúleo. disse a ele isso na entrevista que me concedeu ontem, veja:
Como grande parceiro e Amigo, o Eugênio Oliveira, da DCV foi quem o ajudou a impulsionar e a divulgar esse trabalho com o Vinho Brasileiro. O Eugênio é um apaixonado por vinhos, especialmente os Naturais e sua mesa na Vinum Brasilis sempre foi a mais procurada por todos, afinal foi ele quem mostrou diversos grandes produtos brasileiros nessa linha para o mercado de Brasília e para mim também, Daniel Lopes, por exemplo fez sua estréia com seu talento na mesa do Eugenio, poucos sabem, mas eu estava lá e sou testemunha, assim como vinhos do Eduardo Zenker, do Marco Daniele, do Alvaro Escher, para citar apenas alguns…
Mas acontece que este ano o sucesso da Vinum Brasilis foi tão grande que ele acabou deixando seu espaço para produtores de vinho. Vou cobrar dele uma grande desforra para a edição de 18 anos em 2023…
Este ano foram convidados também dois queridos Amigos da imprensa do Vinho, o Beto Duarte dos conhecidos Encontro de Vinhos e o Eduardo Milan da Revista Adega e responsável pelos Guias de Vinho da Editora. Os dois traquejados degustadores me acompanharam por esse festival que foi um verdadeiro panorama do que há de novidades hoje no mercado.
Por generosidade deles, tivemos uma programação que incluiu conhecer um projeto absolutamente inusitado, uma vinícola dentro da cidade de Brasília, vizinha do Shopping Iguatemi… O responsável por sua total transformação é o criativo e intrépido Carlos Sanabria que além de sua loja e seus vinhos, tem nos últimos dois anos trabalhado diariamente todas as manhãs nesse vinhedo de nome Vinhedo Lacustre.
Eu adorei ter ido lá e tenho certeza que será ponto obrigatório logo, logo, a qualquer turista que visite Brasília. Provei um Cabernet Sauvignon fresco de 12º de álcool, com fermentação com as próprias leveduras do vinhedo… E conto mais, o talento desse rapaz produziu um pet-nat de Isabel, simplesmente delicioso que gostaria que todo produtor dessas uvas fizessem. Fresco, festivo, sem foxado, sem excesso de dulçor, de extração, um espetáculo de produto. Ele até me contou como fez…
Entre almoços e jantares “Pantagruélicos” visitamos a Vinum Brasilis, Beto, Edu e eu, nos dois dias e devemos ter degustado por volta de uns 160 vinhos,
Pude observar alguns aspectos que queria destacar. As novas gerações estão conseguindo ver o vinho Brasileiro com outro olhar, que me agrada demais, o da sinceridade, dos vinhos mais frescos, das experimentações e procurando imprimir personalidade em lugar que querer imitar. Isso está bem claro.
Bem claro está também que a maioria dos vinhos do cerrado, de São Paulo, e Minas Gerais têm pecado, secondo me, por excesso de maturação das uvas, excesso de extração e excesso de madeira. Quem tomar outro rumo, certamente fará muito sucesso.
As vinícolas mais tarimbadas vejo maior destaque no trabalho da Salton com qualidade e preço acima de seus vizinhos. A linha Salton Brut Ouro hoje com tres exemplares é uma das melhores compras certamente considerando qualidade e preço. Os espumantes de modo geral são grande destaque e em vários níveis, os moscatéis da Valduga por exemplo merecem destaque, os Cave Amadeu para mim são simplesmente “ors-concours” e alguns produtores simplesmente esgotaram seus estoques em Brasília com espumantes de boa qualidade na faixa dos R$ 35,00.
Eu gravei um vídeo com alguns destaques dentre o que provamos. Veja:
Não poderia deixar de registar aqui minha alegria em ter tido a companhia dos Amigos Beto Duarte e Eduardo Milan degustando e trocando idéias a respeito de cada um dos vinhos, foi muito gratificante e enriquecedor. Também agradecer a generosidade do Eugenio Oliveira em nos acompanhar em todos os encontros e visitas e ao Pétrus pelo convite. Um orgulho para mim, de verdade. Sucesso a Vinum Brasilis e que o Vinho Brasileiro dê o verdadeiro valor a essa iniciativa.
Bem meus amigos, se vale uma dica minha, programe-se para no ano que vem visitar a Vinum Brasilis 2023, você vai adorar. Saúde!