Dicas do Didú #24112022
Decantar e Aerar
Esta semana começo respondendo a pergunta da Fernanda que queria saber o que é um vinho Coteaux Champenoise. Depois respondo a Denise que queria saber qual o meu vinho laranja preferido. E depois entramos nas dicas dos vinhos que contemplam uma novidade que adorei, que é um vinho espanhol da raríssima uva Verdil de Valencia. Depois continuando na Espanha, um achado recém-chegado, um vinho Natural raiz mesmo, da casta Verdejo fermentado com a maceração de suas cascas, que acaba dando uma coloração mais delicada que a dos tradicionais vinhos laranja. Vinho intrigante que merece você conhecer.
Tem também outro Natural de raiz, um vinho da Franconia da casta Müller-Thurgal Você já provou um vinho de Múller-Thurgal? Nariz super limpo com notas florais, de maçã verde e toque cítrico, a boca tem frescor e salinidade. Super versátil na hora de harmonizar, é perfeito também para comidas de difícil harmonização como culinária asiática por exemplo.
Separei também um rosé do Valle de Uco a ótimo preço que vai harmonizar muito bem com esse calorão que estamos vivendo… E como as festas estão chegando vou sugerir a vocês um Champagne biodinâmico excepcional de um produtor de rara competência, temos que brindar não é verdade?
Indico também um produtor biodinâmico do Beaujolais que produz um branco, que não é comum por lá, mas existe, da casta Chardonnay que você vai adorar. E para terminar dois vinhos deliciosos portugueses, um tinto de Syrah e Touriga Nacional e do mesmo produtor, um branco das castas Arinto , Fernão Pires e Viognier. Você vai adorar. Saúde!