Dicas do Didú #10112022
Esta semana eu respondo a diversas perguntas dos amigos e seguidores de minhas mídias, caso do Paulo que queria saber mais da Bonarda argentina, do Antonio Vitor que queria saber a razão das lágrimas do vinho que escorrem pela taça, o Edgar que me questiona sobre a harmonização do cordeiro com Merlot da semana passada e dizendo que seus vizinhos do Uruguay preferem harmonizar a carne com Tannat… você sabe a razão? Tem também a questão do Israel que me pergunta se há bons tannat no Brasil na minha opinião e na sequência o Danilo me pede para indicar alguns tannat brasileiros, quais serão? E o Mauricio me perguntou por que os vinhos que eu recomendo têm sempre um contra-rótulo em português…
Bem, nas dicas tem toscano com a receita antiga do Chianti, com castas brancas também, ele leva além da Sangiovese e Canaiolo as brancas Malvasia e Trebbiano…
Tem um delicioso alentejano com as castas Alfrocheiro, Aragonez Trincadeira e Tinta Caiada… e tem um Syrah Gran Reserva do Chile delicioso.
Tem um Porto especial para a Mixologia de Malvasia Fina e Moscatel Galego e um outro porto, um Ruby de parcelas de altitude, só de Touriga Nacional que são colhidas à meia noite!!! Aliás estes vinhos têm garrafas lindas que você vai querer comprar só pela beleza delas, mas o que tem dentro certamente vale muito, acredite.
Tem ainda um espumante francês de uma região que produz espumantes antes de Champagne, sabe qual é? E sabe o que mais? Tem um outro espumante mas de pera!, isso mesmo, um espumante de pera de um produtor que trabalhou na região de Champagne muitos anos e aplicou todo seu conhecimento para produzir um espumante de pera, você já provou isso alguma vez? Dá só uma olhada… Lápis e papel na mão. Saúde!