Grazie Catena!!!
Laura Catena e Didú
No mês passado, a Claudinha Mota da Mistral, que resolve tudo, me surpreende com um convite da Catena. Eles estavam me convidando para acompanhar o premio World’s Best Vineyards 2022 que aconteceria em Mendoza. Eu fui o convidado especial de Catena para acompanhar o evento e diversas visitas a outras bodegas de Mendoza e fiquei bastante feliz, honrado e orgulhoso por isso.
Alguns dos Premiados presentes ao evento.
A premiação tem um juri de cerca de 500 pessoas do setor de turismo, gastronomia e vinhos e bastante criterioso, inclusive falei disso aqui antes de viajar.
Importante saber que nossa querida Daniela Romano, é a Presidente do Concurso para a America Latina. Um orgulho para nós e fiquei feliz em encontrá-la lá, pois não sabia disso.
Abaixo você pode saber quem foram os 50 melhores apresentados em Mendoza.
Pois bem, o fato é que a divulgação dos vencedores se deu este ano em Mendoza, em cerimônia na Zuccardi, no Piedra Infinita, que foi o ganhador no ano passado. Porém a Prefeitura de Mendoza, se envolveu com o tema e organizou junto com algumas bodegas, essa visita de jornalistas do Mundo todo. As vinícolas escolhiam que jornalista convidar e eu fui como disse acima convidado pela Catena. Do Brasil estavam além da Daniela Romano, a Cecilia Aldaz (que foi como brasileira e não como mendocina…), a Marjorie Zoppei, o Eduardo Viotti, o Jorge Lucki, o Marcelo Copello e eu.
Como foram muitas visitas resolvi separar os posts e ter tempo inclusive de editar os vídeos que fiz, que mostram a beleza e elegância de tudo que foi feito para divulgar o eno-turismo de Mendoza.
Então começo pela minha anfitriã Catena. Não preciso dizer do carinho e admiração por essa família que dispensa comentários e de suma importância no vinho argentino. Começamos com uma visita a Catena seguida de almoço no ainda não lançado restaurante da Bodega, o Angelica, elegantíssimo e de cozinha muito fina, que terminou com uma surpresa de Laura Catena…
Leonor de Aquitânia e Didú…
Imagine que ela trouxe da Inglaterra uma linda atriz para fazer uma performance de um monólogo a respeito daquele lindo rótulo do Catena Malbec Argentino.
Esse rótulo, que considero dos mais lindos certamente, foi o ponto de partida para esse monólogo criado pelo marido de Adriana Catena, a última das quatro mulheres representada no rótulo. Foi uma surpresa agradável e muito elegante e para mim uma surpresa divertida que você saberá assistindo ao vídeo.
Eu simplesmente adoro o entusiasmo de Laura Catena, seu olhar brilha ao falar de seus vinhos e das iniciativas de sua família, me emociona isso. E estar com ela é vivenciar sua energia em tudo que está fazendo, um espetáculo simplesmente.
A programação do grupo continuou, mas eu tinha convite para ficar mais um dia para conhecer o Vinhedo Adrianna, famoso pelo que Catena faz de mais fino e qualificado. Saem de lá o Catena Zapata Adrianna Chardonnay White Bones , o Catena Zapata Adrianna Chardonnay White Stones, o Catena Zapata Adrianna River Stones e o Catena Zapata Adrianna Fortuna Terrae, por enquanto…
Como se sabe, Catena foi o pioneiro em vinhedos de altitude em Mendoza e em Gualtalary encontrou essa preciosidade de lugar, onde cultivou vinhas em pé-franco e produz vinhos de fermentação espontânea, garantindo assim a integridade do verdadeiro terroir daquele lugar. Mas como é esse vinhedo e como se conseguiu delimitar algumas parcelas tão distintas, sendo algumas de apenas 25 fileiras de vinhas de uma determinada parcela? Pois isso é que tive o privilégio de saber em minúcias e você saberá também. Recebidos pelo competente e atencioso Luis Reginato que além de cuidar desse paraíso, é também o enólogo chefe dos vinhos Luca, outra preciosidade de Catena, fiquei sabendo de muita coisa que não sabia e ainda tive a companhia agradável da Chef Geeta Mansal editora da Salty Magazine, do Master of Wine australiano Ned Goodwin, das queridas Toia Capelli e Lucia Garcia da Catena. Veja:
Ou seja, um prêmio, um privilégio, um presente, uma aula, um grande Show.
Grazie