Dicas do Didú #13102022
Esta semana começo respondendo ao Felix a respeito da diferença entre Seleção Massal e Seleção Clonal. Você sabe a diferença? Depois a Vera me pergunta a respeito de taças, qual ela deveria ter. O Israel me pergunta se há vinho brasileiro com potencial de guarda. O Demades soube que eu fui aos 10 anos dos Vinhos de Bicicleta e pede para eu colocar um vídeo em que eu esteja junto com o Rodrigo e eu vou mostrar, me pede para mostrar e então entramos nas dicas desta semana que começa com um Malbec de altitude super acessível e no mesmo importador um delicioso e fresco Trebbiano d’Abrizzo, já provou essa uva?
Depois selecionei para você três grandíssimos vinhos italianos; um Aglianico, um Dolceto e um Chianti de um famoso produtor que usa além da Sangiovese, um toque de Cabernet Sauvignon, de Cabernet Franc e de Canaiolo, você vai adorar.
Da França escolhi a dedo dois grandes vinhos a ótimos preços, um Bordeaux de margem direita delicioso e um Côtes du Rhone que só pelo rótulo você já compraria o vinho, mas ele é excepcional.
E tem Espanha também, com vinho da Rioja das castas Tempranillo e Garnacha que sai das mãos de ninguém menos que Alvaro Palacios e tem ainda um Syrah Gran Reserva de Colchagua de um produtor francês renomadíssimo.
Para terminar, queria indicar a você um Merlot que tem feito muito sucesso e que custa bem baratinho, vinho com tipicidade e sem passagem pro madeira para mostrar a tipicidade dessa casta no Chile. Vamos lá? Lápis e papel nas mãos.