Ontem tive o prazer de poder participar da degustação comparativa de alguns vinhos com diferentes taças Riedel. Foi no Wine Bar da Mistral no Shopping Iguatemi com a presença do Guilherme Mantovani, da Riedel e que é um brasileiro muito simpático, competente e bem humorado.
Flavio Ghirotti, Didú e Guilherme Mantovani
O estudo sobre os diferentes pesos dos aromas de cada vinho e a conseqüente diversidade de volatilidade deles é o ponto de partida desse trabalho incrível e notável dos Riedel.
A partir daí eles desenvolveram diferentes designs para cada tipo de vinho, onde se aproveita mais e melhor os aromas e também o gosto, uma vez que os formatos colocam o vinho na posição ideal da nossa língua, favorecendo assim o estilo do vinho.
Apesar da diversidade de taças ser enorme, há basicamente dois modelos para brancos, uma que atende os vinhos de volatilidade leve e rápida, os fortificados, os espumantes e outro que favorece os vinhos de aromas de volatilidade mais pesada.
Para os tintos há basicamente tres tipos, um para vinhos leves, outro para os de corpo médio e outra para os mais robustos.
A experiência é simplesmente desconcertante, pois ao mudar o vinho de sua taça correta, ele murcha, fica sem graça, sem brilho. Um espetáculo de experiência,
Mesmo com o som ruim pois estaávamos em espaço aberto do Shopping, vale você assistir ao vídeo. Parabéns a Riedel e a Mistral que importa essas maravilhas para o Brasil. Saúde!