Finca Sophenia por Roberto Luka
Estive hoje entre os convidados da WorldWine num delicioso almoço na sua Enoteca para ouvir Roberto Luka, fundador e Presidente da Finca Sophenia e degustar alguns de seus vinhos.
O simpático Roberto Luka falou de seu projeto e explicou o nome Sophenia e nos apresentou uma mini vertical de tres safras; 2018 (minha preferida), 2020 3 2021 do seu AntiSynthesis um “field blend” de Malbec e Cabernet, plantado ao acaso e que ficou impossível de se colher em separado… como cada uma das castas tem data de colheita diferente, eles optaram por eleger um dia em que as duas castas estivessem o mais perto possível de sua maturação fenólica e então fizeram este vinho inusitado e muito gostoso.
Antes deles tivemos um Malbec DELICIOSO, com muito frescor e gostoso de beber, da sua linha de entrada a Alto Sur, que aliás tem também um Cabernet Sauvignon, um Chardonnay e um Rosé muito gostosos e boas compras.
Depois um Syrah que foi plantado em videiras de Cabernet Sauvignon, que acabaram servindo de cavalo. Muito gostoso também.
Por último o Sophenia Synthesis The Blend, com 45% Malbec, 40% Cabernet Sauvignon e 15% Merlot que arrancou suspiros, mas que para meu gosto pessoal deveria ter menos presença de madeira.
Um detalhe importante, Roberto produz todos os seus tintos com as próprias leveduras. Adorei. Abaixo um vídeo do próprio criador falando de suas criaturas… Saúde!
Não posso deixar de assinalar o elegante e corretíssimo serviço do Sándor Szarukán. Parabéns.