DONNAFUGATA
Vinhos DONNAFUGATA
Foi um prazer ter estado entre os convidados da WorldWine em degustação organizada pela Carol Orantes, em torno dos vinhos de Donnafugata. Não deixe de acessar o site deles.
Esteve entre nós o Alessandro Vecchi diretor da vinícola com duas preciosidades que ainda não chegaram ao Brasil, um Espumante Siciliano de Chardonnay e Pinot Nero, delicioso, cremoso, fresco, longo, estruturado e cítrico, um espetáculo. E também um branco do Etna da casta Carricante. Untuoso, austero, muita personalidade e distinto de brancos em geral, com limão e maçã verde, frutas brancas, como peras, pêssegos e melões, notas florais e herbáceas, além de toques minerais e de mel, tanino perceptível e um leve amargor ao final que dava muita elegância. Além , claro de um Tancredi com nove anos e um Mille e una Notte.
Várias surpresas com informações dos dois cicerones; os vinhedos do Etna representam apenas 1% dos vinhedos da Sicilia, a qualidade do espumante siciliano que nunca havia provado, ao menos que me lembre, o Etna que consideramos “novidade” no Mundo do vinho, é uma DOC de 1963!! e sempre se cultivou vinhas lá, que inclusive eram caríssimos já nos tempos dos romanos, tornando-os vinhos da elite social e política da época. Nós não sabemos absolutamente nada. Adorei a degustação e como de hábito gravei muita coisa para você. Aproveite. Saúde!!
Alessandro Moretti e Alessandro Vecchi