Dicas do Didú #29082022
Essa semana começo respondendo aos leitores a respeito de dúvidas encaminhadas. Vale assistir, pois falo do meu engano a respeito do Chianti DOCG, falo de vinhos que cabem no bolso, explico se vinhos meio secos acrescentam açúcar… falo sobre feiras de vinho… mas depois entramos nas dicas da semana que está bem variada em tipos, regiões e preços.
Começo com… um rosé do Languedoc super equilibrado e fresco com muita fruta e um branco do Loire biodinâmico, delicioso e que não é caro não.
Depois uma dica de um Jerez da família dos de oxidação crescente, que é o Oloroso que é uma delícia e harmoniza super bem com as caças e as carnes vermelhas. Sabia disso? Mas também queijos fortes e embutidos bem temperados.
Trago uma dica de um Cabernet Sauvignon sul africano e outro argentino, trago um delicioso Chardonnay argentino, um rosado espanhol a ótimo preço e um espumante português de vinhos verde! Trago ainda um tinto alsaciano especialíssimo de um dos produtores que mais admiro entre tantos e um Chablis de beber ajoelhado e conto uma curiosidade sobre as propriedades de Chablis que você vai gostar de saber.
E para terminar uma grata surpresa de um delicioso rosé que conheci na festa de aniversário dos Vinhos de Bicicleta do meu Amigo Rodrigo Ferraz lá em São José dos Campos, vinho de altitude de Santa Catarina. Ou seja diversidade, vinhos que cabem no bolso, pechinchas e vinhos de classe. Então, lápis e papel nas mãos. Vamos lá. Saúde!