Vertical de Gandolini.
Foi muito legal conhecer pessoalmente o Stefano Gandolini. Quando estive em abril no Chile em viagem convite da Brand Abaout, estava na lista uma visita ao Gandolini, mas ele teve que viajar e a minha Amiga Nelida Gamblin disse: “Didú, sinceramente não tem sentido visitar Gandolini sem Gandolini…” e ela tinha razão.
Ele é um doce de pessoa, sabe tudo e mais um pouco, modesto, feliz, autêntico como seus vinhos. ele sabe lidar com a vinha, respeitar o tempo necesário e adora que a cada ano o seu vinho reflita isso. Vinho autêntico de fermentação espontânea. Ou seja: Inimitável.
Eu gosto de insistir nisso, pois é o que gosto mais de provar no mundo do Vinho. Veja O Stefano falando de seu projeto:
A vertical foi inédita, com oito safras e com o próprio Gandolini explicando cada uma delas em detalhes. Seus vinhos são importados pela Tanyno de Joinvile.
Gostei de saber dele que suas barricas fazem o “desorbage” que já cansei de falar aqui, quando a madeira, seja antes ou depois de montar a bordalesa, fica no tempo, tomando chuva, sol, secando e se livrando de toda aquela resina natural do carvalho, para aí sim então ser usada para afinar um vinho. Isso faz total diferença.
Recentemente participei de uma degustação às cegas onde Gandolini deixou para trás grandes e famosos ícones chilenos, veja aqui na matéria do Alessando Tommasi.
Se você gosta de investir em vinhos, anote aí: Gandolini 3 Marias, certamente vai subir muito de preço em pouco tempo.
Meus prediletos, não desfazendo absolutamente de nenhuma das outras safras foram o 2011 e o 2018. Espetaculares, finos, elegantes, nariz nobre de um grande Médoc. Vinho de classe.
Não posso deixar de destacar a excepcional qualidade da cozinha do Da Villa Comes e Bebes do querido Luis Felipe Paone Calmon, na foto abaixo com Gandolini e Didú. Simplesmente espetacular esse cordeiro no ponto certo com sabor da carne, com molho delicado que não suplantou a carne que era a estrela, com um creme de mandioquinha super delicado. Muito elegante e raro hoje, com essa mania deu uma carne em forno combinado e com molhos que mais parecem uma graxa quase nauseante que encobre o sabor da carne. Parabéns!
Gandolini, Luis Calmon e Didú