O espetacular Oremus Furmint Petracs
Com Antonio Menéndez e Ciro Lilla
O simpático e sempre elegante Antonio Menéndez da Bodegas Vega Sicilia esteve no Brasil e meu Amigo Ciro Lilla montou um almoço daqueles para recebe-lo. O encontro foi no Rodeio do Iguatemi, sempre bom aliás e fomos recebidos com o Tokaji Mandolás Furmint 2018 que é uma delícia de vinho. As mesmas uvas “Furmint” do Tokaji Aszú 5 Puttonyos 2000 que provamos ao final do almoço e que é um capítulo à parte.
No caso do Oremus as uvas são colhidas maduras e vinificadas normalmente como um vinho seco. Mas a estrela do dia, ou melhor dizendo a grande novidade do dia, era o lançamento de uma raridade, o Oremus Furmint Petracs 2017, que vem de uma parcela especialíssima de apenas 3 hectares que é especial.
Imagine que eles localizaram essa parcela do vinhedo de 120 hectares, que são de vinhas de 60 anos de idade e perceberam que seu solo era especial. Resolveram com a ajuda do enólogo grego Kyriakos Kynigopoulos (difícil de pronunciar heim?…) que é consultor deles, produzir algo especial. Hoje constatei. Um espetáculo de elegância, cremosidade, frescor, um show de vinho.
Eu gravei um vídeo com o Antonio onde ele contou da contribuição do consultor e falou também dessa parcela especial. Vale ver.
O almoço começou com o delicioso Oremus Furmint Petracs 2017, seguiu com o Pintia 2016, Alión 2016, Macán 2013, Valbuena 5º año 2015 (de beber ajoelhado) e o sempre cultuado Vega Sicilia Único 2009. Um sonho. Não bastasse isso o almoço foi coroado com o delicioso Tokaji Aszú 5 Puttonyos 2000.
Vontade de ficar alí conversando com o Ciro e suas reflexões sempre muito humoradas e esquecer da hora… Grazie. Foi um verdadeiro privilégio. Saúde!